O encontro de capacitação “Proteger é a Nossa Natureza – Conhecimento, Especialização, Resultados” decorreu esta segunda-feira, dia 15 de Maio, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.

A iniciativa, promovida pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Floresta, contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, que na presença de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, e João Paulo Catarino, Secretário-Geral da Conservação da Natureza e das Florestas, deu os parabéns por todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo ICNF e referiu que “o impacto dramático dos grandes incêndios em 2017, mudaram o paradigma nacional em termos de prevenção e combate aos fogos rurais, trazendo mais responsabilidades às autarquias. A gestão das faixas de combustível foi uma despesa acrescida para as autarquias, mas nós, em Santarém, já fazíamos esse trabalho e o Município ano após ano investe cada vez mais na Proteção Civil, na salvaguarda de pessoas e bens”. O Presidente concluiu a sua intervenção mostrando-se preocupado porque “mesmo cumprido toda a legislação, existe risco de incêndio, estamos a sentir os efeitos das alterações climáticas e temos que estar atentos para um ano que pode vir a ser muito complicado”.

Duarte Cordeiro reconheceu a importância das ações dos sapadores florestais em Portugal, referindo que “o trabalho de 365 dias por ano e o conhecimento profundo dos territórios florestais onde desenvolvem a sua atividade fazem dos sapadores um elemento único e determinante em todas as fases do sistema integrado de fogos rurais”. O Ministro definiu ainda como metas para esta área “o aumento da capacidade de monitorização e reporte, dotar as equipas de maior capacidade de intervenção e assegurar novos patamares de segurança e condições de trabalho”.

Esta acção, cujo foco foi o planeamento, o trabalho de prevenção no terreno e a articulação entre todos, reuniu no mesmo espaço os Sapadores Florestais, o Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF), os Gabinetes Técnicos Florestais Municipais e Intermunicipais, a Força de Sapadores Bombeiros Florestais (FSBF), os Vigilantes de Natureza e a estrutura de gestão do fogo rural do ICNF.

O evento terminou com a entrega de 23 viaturas às equipas de sapadores florestais, no âmbito do reequipamento do programa de sapadores florestais, financiado pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.

Leia também...

JMJ: Quinhentas mil pessoas esperadas em Fátima para receber Francisco

Cerca de 500 mil pessoas são esperadas em Fátima no sábado de manhã para receber o Papa Francisco, no começo do quinto dia da…

Museus com entrada gratuita durante as Festas de Abrantes

No decorrer das Festas de Abrantes, que se realizam até ao próximo dia 14 de Junho, as entradas são gratuitas no Museu Ibérico de…

GNR com dispositivo especial para ‘Bênção dos Capacetes 2025’ em Fátima

A Guarda Nacional Republicana vai colocar em Fátima um dispositivo especial para garantir a segurança e o controlo de tráfego durante a ‘Bênção dos…

Criança ferida com gravidade após queda em armazém abandonado em Alpiarça

Uma criança de dez anos ficou gravemente ferida após uma queda de cerca de dez metros, em Alpiarça, durante a tarde de quarta-feira 28…