O encontro de capacitação “Proteger é a Nossa Natureza – Conhecimento, Especialização, Resultados” decorreu esta segunda-feira, dia 15 de Maio, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.

A iniciativa, promovida pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Floresta, contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, que na presença de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, e João Paulo Catarino, Secretário-Geral da Conservação da Natureza e das Florestas, deu os parabéns por todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo ICNF e referiu que “o impacto dramático dos grandes incêndios em 2017, mudaram o paradigma nacional em termos de prevenção e combate aos fogos rurais, trazendo mais responsabilidades às autarquias. A gestão das faixas de combustível foi uma despesa acrescida para as autarquias, mas nós, em Santarém, já fazíamos esse trabalho e o Município ano após ano investe cada vez mais na Proteção Civil, na salvaguarda de pessoas e bens”. O Presidente concluiu a sua intervenção mostrando-se preocupado porque “mesmo cumprido toda a legislação, existe risco de incêndio, estamos a sentir os efeitos das alterações climáticas e temos que estar atentos para um ano que pode vir a ser muito complicado”.

Duarte Cordeiro reconheceu a importância das ações dos sapadores florestais em Portugal, referindo que “o trabalho de 365 dias por ano e o conhecimento profundo dos territórios florestais onde desenvolvem a sua atividade fazem dos sapadores um elemento único e determinante em todas as fases do sistema integrado de fogos rurais”. O Ministro definiu ainda como metas para esta área “o aumento da capacidade de monitorização e reporte, dotar as equipas de maior capacidade de intervenção e assegurar novos patamares de segurança e condições de trabalho”.

Esta acção, cujo foco foi o planeamento, o trabalho de prevenção no terreno e a articulação entre todos, reuniu no mesmo espaço os Sapadores Florestais, o Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF), os Gabinetes Técnicos Florestais Municipais e Intermunicipais, a Força de Sapadores Bombeiros Florestais (FSBF), os Vigilantes de Natureza e a estrutura de gestão do fogo rural do ICNF.

O evento terminou com a entrega de 23 viaturas às equipas de sapadores florestais, no âmbito do reequipamento do programa de sapadores florestais, financiado pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.

Leia também...

Entroncamento apresenta orçamento superior a 34 milhões para 2024

O Município do Entroncamento aprovou na Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de 29 de Novembro, a proposta de orçamento e as Grandes Opções do…

Câmara de Santarém homenageia trabalhadores aposentados

O Município de Santarém prestou homenagem, no dia 17 de março, aos trabalhadores que se aposentaram em 2023, no Salão Nobre dos Paços do…

CIM do Médio Tejo quer região abrangida por mecanismos excecionais de apoio

Sete municípios do Médio Tejo, no distrito de Santarém, pediram ao Governo apoios extraordinários no âmbito da situação de calamidade, alegando que a dimensão…

Mais de 1.550 idosos vítimas de crime apoiados pela APAV até Agosto

Mais de 1.550 idosos vítimas de crime foram apoiados nos primeiros oito meses do ano pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), correspondendo…