A Escola Superior de Saúde de Santarém, em parceria com a Facultad de Medicina y Ciencias de la Salud da Cidade de Oviedo, Espanha, está a dinamizar o IX Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem, que decorreu ontem e hoje, dias 20 e 21 de abril, no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém.

A sessão de abertura deste Congresso, alusivo à temática “Enfermagem com todos, ultrapassando barreiras”, integra as comemorações do 50º aniversário da Escola Superior de Saúde de Santarém, e contou com a participação de Diogo Gomes, Vereador com o Pelouro da Saúde da Câmara de Santarém, de Hélia Dias, Diretora da Escola Superior de Saúde de Santarém, Hélder Pereira, Vice-Presidente do IPS – Instituto Politécnico de Santarém, Maria Pilar Mosteiro Díaz, da Facultad de Medicina y Ciencias de la Salud, da Universidad de Oviedo, Espanha e de dois representantes dos alunos do curso de Enfermagem, das universidades de Oviedo e de Santarém.

Diogo Gomes afirmou ser “um orgulho para Santarém esta troca de ideias entre dois países”, referindo-se ao intercâmbio entre Portugal e Espanha e, mais concretamente, entre Santarém e Oviedo, intercalam a realização deste Congresso, sempre em coorganização.

O Vereador com o Pelouro da Saúde lembrou que “ultrapassar barreiras é construir pontes”, pelo que, “não só pelo prazer de ver as duas pontes da nossa Cidade, representadas no Logo desta Escola, nos cinquenta anos desta instituição, mas porque “também na Saúde é preciso construir pontes e cada um tem um papel fundamental na construção da nossa Saúde”.

Diogo Gomes reafirmou ainda que “a Escola Superior de Saúde de Santarém pode contar sempre com a Câmara de Santarém”.

Este Congresso científico-cultural e formativo está direcionado para estudantes de enfermagem e profissionais de saúde, com o objetivo de fomentar a Ciência e a Investigação.

Esta iniciativa tem como principais objetivos: Promover a partilha de conhecimento científico e experiências multidisciplinares em contexto pandémico; potenciar as capacidades de pensamento critico e reflexivo numa perspetiva de multiculturalidade no processo de cuidados e, por fim, reforçar a cooperação entre estudantes, docentes e enfermeiros, numa dinâmica transnacional.

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