Terminou este fim-de-semana a 2.ª edição da Challenger Teqball League Santarém Cup, uma etapa de categoria 4 do Circuito Mundial, com um Prize Money de 3 000 dólares, organizada pelo Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio de Santarém – “Caixeiros” – com a chancela da FITEQ – Federação Internacional de Teqball.
O evento decorreu na Nave Municipal de Santarém, durante três dias, e contou com a presença de 50 atletas de 11 nacionalidades que disputaram os lugares do pódio, “proporcionando jogos de enorme qualidade e espetáculo”, refere em nota de imprensa da equipa Teqball GFEC “Caixeiros”.
Entre os participantes, destaque para o bicampeão do mundo, Apor Gyorgydeak (Roménia), actual número 1 mundial há 35 semanas consecutivas, e para o Vice-campeão do mundo, Marek Pokwap (Polónia), bem como para várias atletas do Top 20 Mundial, incluindo as atletas dos “Caixeiros”, Amélie Julian (Top 4) e Zsófia Dezsenyi (Top 9).
Ainda de acordo com o comunicado do clube, foram vários os atletas dos “Caixeiros” que estiveram em evidência ao alcançarem 6 pódios. Entre os resultados mais relevantes, destaque para o 1.º lugar em Duplas Femininas, conquistado por Zsófia Dezsenyi / Amélie Julian.
O jovem Martim Vasques, de apenas 16 anos, atingiu duas Meias-Finais e conquistou o 3.º lugar em Duplas Masculinas ao lado de Gonçalo Reis (17 anos). Vasques voltou a subir ao pódio em Duplas Mistas, onde, em conjunto com Carolina Clemente, assegurou mais um 3.º lugar.
Também os ucranianos Oleg Usychenko e Dima Shevchuk, que representam os “Caixeiros” desde 2023, conseguiram um 3.º lugar ex aequo em Duplas Masculinas, “confirmando o peso do clube no panorama internacional”, sublinha o comunicado.
Na categoria de Duplas Femininas, já mencionadas, a dupla dos “Caixeiros” a jogar em casa levou a melhor sobre a dupla romena-alemã composta por Kinga Barabási e Daytona Hansen.
Na categoria de Duplas Masculinas, o Campeão do Mundo, Apor Gyorgydeak, e o Vice-campeão do Mundo, Marek Pokwap, confirmaram o seu favoritismo ao vencerem a dupla formada pelo brasileiro Brenno Miller e pelo húngaro Dodi Varga, reforçando o estatuto de melhor dupla do momento a nível mundial.
Na categoria de Duplas Mistas, Apor Gyorgydeak voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, desta vez ao lado da sua compatriota Kinga Barabási, batendo na final a dupla composta pelo polaco Marek Pokwap e pela francesa dos “Caixeiros” Amélie Julian.
Amélie Julian, atleta dos “Caixeiros”, e o romeno Apor Gyorgydeak foram eleitos os melhores jogadores do torneio.
A Challenger Teqball League Santarém Cup voltou a “reforçar o estatuto de Santarém como palco de referência mundial para a modalidade”, refere o clube.