A canonização de Carlo Acutis, celebrada domingo na Praça de São Pedro, trouxe de novo à memória a passagem do jovem italiano pelo Santuário do Santíssimo Milagre de Santarém, durante a sua pesquisa sobre milagres eucarísticos. O reitor do santuário, padre Aníbal Manuel Vieira, destacou que o agora santo soube unir “a antiguidade dos santuários com a originalidade da internet”, atraindo a Santarém novos peregrinos que querem conhecer o lugar que visitou.

O reitor do Santuário do Santíssimo Milagre, padre Aníbal Manuel Vieira, afirmou que a canonização de Carlo Acutis, celebrada domingo, dia 7 de Setembro, na Praça de São Pedro, no Vaticano, sublinha “a originalidade pessoal” do jovem italiano que soube unir “a antiguidade dos santuários com a originalidade nova da internet”.

O sacerdote destacou que o agora santo trouxe “uma lufada de ar fresco” à forma como se comunica a fé, recorrendo aos meios digitais para divulgar os milagres eucarísticos. “Quando muitas vezes associamos os santuários a gente antiga, tradicionalista, ele trouxe uma divulgação nos meios modernos que impressiona e conseguiu fazê-lo mostrando aquilo que é próprio, original também de cada um dos lugares”, observou.

O Santuário do Santíssimo Milagre de Santarém recebeu a visita de Carlo Acutis durante a sua pesquisa por milagres eucarísticos. O adolescente, que faleceu a 12 de Outubro de 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia fulminante, deixou uma marca que continua a atrair peregrinos. “Já tínhamos um conjunto de peregrinos que vinham por causa da divulgação dos movimentos eucarísticos, agora também uma série de gente que vem de grupos que querem conhecer este lugar que Carlo Acutis divulgou”, acrescentou o padre Aníbal Vieira.

Segundo o reitor, a visibilidade do santuário aumentou nos últimos anos, sobretudo com a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, onde Carlo Acutis foi um dos patronos: “Sentimos que os nacionais também despertaram”, apontou.

A canonização, presidida pelo Papa Leão XIV, reuniu dezenas de milhares de fiéis na Praça de São Pedro. Para o sacerdote escalabitano, a cerimónia “é sempre um grande acontecimento para a Igreja e a certeza de que o amor de Deus continua a ser vivido por homens e mulheres de todas as idades”.

Entre as memórias locais, destaca-se o testemunho de Odete Santos, zeladora do Santuário há 26 anos, que acompanhou a visita do adolescente italiano e recorda “um interesse especial” pelos milagres eucarísticos. “Verifiquei naquele menino algo muito especial dos outros que vinham com ele. Pensei: ‘esta criança é diferente’. Nunca imaginei que seria santo. Hoje sinto que é o meu anjo da guarda”, contou.

A zeladora lembra ainda a curiosidade de Acutis: “Perguntava o que era a ambulazinha, o que significava o relicário. Já sabia tudo, já tinha visitado tantos milagres eucarísticos”. Actualmente, o santuário tem uma imagem do novo santo e, segundo Odete Santos, é a primeira referência dos jovens visitantes: “Falam logo no Carlo Acutis, tiram fotografias, perguntam quando é que ele cá esteve”.

Carlo Acutis nasceu em Londres, a 3 de Maio de 1991, filho de pais italianos que aí trabalhavam. Pouco depois, a família regressou a Milão, onde Carlo cresceu e estudou. Desde cedo manifestou uma fé intensa, com grande devoção à Eucaristia e à Virgem Maria.

Interessado por informática, utilizou as suas competências para criar projectos digitais ligados à evangelização, em particular um site onde compilou e divulgou milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja em todo o mundo.

Em 2006, foi diagnosticado com uma leucemia fulminante. Aceitou a doença com serenidade, oferecendo os seus sofrimentos “pela Igreja e pelo Papa”. Morreu a 12 de Outubro desse ano, com apenas 15 anos, em Monza (Itália).

O corpo foi trasladado para Assis, onde repousa desde 2019. Foi beatificado a 10 de Outubro de 2020, na Basílica de São Francisco, em Assis, e apresentado como modelo de “santidade da porta ao lado”. Ontem, 7 de Setembro de 2025, foi proclamado santo pelo Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro millennial canonizado pela Igreja Católica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Conferência reflete em Fátima sobre o santuário como lugar da experiência de Deus

Uma reflexão sobre “O Santuário como lugar para a experiência da ‘luz…

Município do Entroncamento dinamiza as férias de verão com actividades infantis

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, o Município do…

Lobitos de Santarém juntam-se em acampamento

Nos dias 27 e 28 de Maio, realizou-se o Encontro Regional de…

Bairro Comercial Digital de Abrantes avança para fase final de implementação

O Bairro Comercial Digital de Abrantes está numa fase avançada de implementação,…