De hoje a 4 de Maio de 2025, a cidade de Santarém volta a mergulhar na sua história antiga com a realização de “Cortes e Lendas – Santarém Medieval”, um evento que promete transportar visitantes e residentes à época em que D. Afonso Henriques conquistou a cidade aos mouros, em 1147.

O Convento de S. Francisco e o Jardim da República serão os palcos principais desta recriação histórica, onde o eco das espadas, o murmúrio das lendas e o pulsar da identidade nacional renascerão em ambiente de festa e evocação.

O programa inclui recriações históricas, cortejos medievais, animação de rua, mercado histórico e atividades culturais para todas as idades, num tributo à coragem e à determinação dos primeiros portugueses. A vitória de Santarém foi um momento crucial na formação do Reino de Portugal e permanece um símbolo da sua identidade.

Trânsito com alterações

A Câmara Municipal de Santarém informa que, no âmbito da realização do evento, haverá suspensão da circulação rodoviária e interdição de estacionamento na Rua dos Ex-Combatentes do Ultramar até ao dia 5 de Maio de 2025. O Município apela à compreensão e colaboração de todos os munícipes face aos eventuais incómodos.

“Cortes e Lendas – Santarém Medieval 2025” promete fazer da cidade um grande palco vivo de História, memória e celebraçã

Leia também...

Câmara do Cartaxo investe 100 mil euros em sistema de videovigilância

Município vai instalar 20 câmaras de videovigilância na cidade, com o objetivo de reforçar a segurança pública. O município do Cartaxo vai instalar cerca…

Prémio Melhor Museu Português do Ano já está no Tramagal

O elemento que premeia o Melhor Museu Português do Ano – Um conjunto de quatro esculturas em vidro, pedra talhada e azulejos do século…

Uma centena de Pais Natais desfilaram em motos por Vila de Rei

A ARCD Aivado, através do seu núcleo Motards do Centro, organizou, ao longo do dia 18 de Dezembro, um Passeio de Natal para todos…

Aviso vermelho em Bragança, Castelo Branco e Guarda por causa do calor

Os distritos de Bragança, Castelo Branco e Guarda estão sob aviso vermelho, o mais grave, por causa do calor, segundo o Instituto Português do…