De hoje a 4 de Maio de 2025, a cidade de Santarém volta a mergulhar na sua história antiga com a realização de “Cortes e Lendas – Santarém Medieval”, um evento que promete transportar visitantes e residentes à época em que D. Afonso Henriques conquistou a cidade aos mouros, em 1147.

O Convento de S. Francisco e o Jardim da República serão os palcos principais desta recriação histórica, onde o eco das espadas, o murmúrio das lendas e o pulsar da identidade nacional renascerão em ambiente de festa e evocação.

O programa inclui recriações históricas, cortejos medievais, animação de rua, mercado histórico e atividades culturais para todas as idades, num tributo à coragem e à determinação dos primeiros portugueses. A vitória de Santarém foi um momento crucial na formação do Reino de Portugal e permanece um símbolo da sua identidade.

Trânsito com alterações

A Câmara Municipal de Santarém informa que, no âmbito da realização do evento, haverá suspensão da circulação rodoviária e interdição de estacionamento na Rua dos Ex-Combatentes do Ultramar até ao dia 5 de Maio de 2025. O Município apela à compreensão e colaboração de todos os munícipes face aos eventuais incómodos.

“Cortes e Lendas – Santarém Medieval 2025” promete fazer da cidade um grande palco vivo de História, memória e celebraçã

Leia também...

Declaração de utilidade Pública permite execução da empreitada de consolidação da Encosta de Santa Margarida

A Declaração de utilidade Pública, solicitada pela Câmara Municipal de Santarém e autorizada pela Direcção-Geral das Autarquias Locais, vai permitir a conclusão do processo…

Desconfinamento avança hoje com reabertura de mais escolas, restaurantes e lojas

Portugal inicia hoje a terceira fase do desconfinamento com a reabertura de mais escolas, lojas, restaurantes e cafés, um levantamento de restrições que não…

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo…

Autarcas sentem-se “defraudados” com perda de 5,2ME de fundos por “inação” do INIAV

Os autarcas da Lezíria do Tejo sentem-se “bastante defraudados” com a incapacidade revelada pelo INIAV para executar o projeto do Centro de Excelência para…