De hoje a 4 de Maio de 2025, a cidade de Santarém volta a mergulhar na sua história antiga com a realização de “Cortes e Lendas – Santarém Medieval”, um evento que promete transportar visitantes e residentes à época em que D. Afonso Henriques conquistou a cidade aos mouros, em 1147.

O Convento de S. Francisco e o Jardim da República serão os palcos principais desta recriação histórica, onde o eco das espadas, o murmúrio das lendas e o pulsar da identidade nacional renascerão em ambiente de festa e evocação.

O programa inclui recriações históricas, cortejos medievais, animação de rua, mercado histórico e atividades culturais para todas as idades, num tributo à coragem e à determinação dos primeiros portugueses. A vitória de Santarém foi um momento crucial na formação do Reino de Portugal e permanece um símbolo da sua identidade.

Trânsito com alterações

A Câmara Municipal de Santarém informa que, no âmbito da realização do evento, haverá suspensão da circulação rodoviária e interdição de estacionamento na Rua dos Ex-Combatentes do Ultramar até ao dia 5 de Maio de 2025. O Município apela à compreensão e colaboração de todos os munícipes face aos eventuais incómodos.

“Cortes e Lendas – Santarém Medieval 2025” promete fazer da cidade um grande palco vivo de História, memória e celebraçã

Leia também...

Fluvina e Parque de Merendas em Valada mantém-se interditos

A Câmara Municipal do Cartaxo determinou manter o encerramento do acesso rodoviário à Fluvina de Valada e ao Parque de Merendas durante este fim-de-semana,…

Governo vai apoiar criação de emprego decorrente do fecho da Central do Pego

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, aponta o mês de Junho como a data prevista para a abertura das candidaturas ao Fundo para…

Marta Carvalho com dupla vitória no encerramento da Taça de Portugal

A edição de 2022 da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa chegou ao fim no passado domingo, com a entrega dos títulos…

Empresa que detém fábrica da Tupperware em Constância declarada insolvente

A empresa detentora da fábrica da Tupperware em Montalvo, Constância, foi declarada insolvente na segunda-feira pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, desfecho que…