O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) abriu, no passado dia 30 de Dezembro, o concurso para sortear o arrendamento de três casas no concelho de Santarém, dentro do programa de rendas acessíveis.

Uma das habitações a concurso é de tipologia T3 e outras duas T4, localizadas na Rua Bernardo Santareno, na cidade de Santarém, segundo a informação disponibilizada pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022 e as informações sobre cada um dos concursos estão disponíveis no endereço na Internet https://ihruarrenda.portaldahabitacao.pt, sendo também neste portal que são feitas as inscrições e, depois, o sorteio.

Segundo o Governo, é admitido nos concursos quem estiver registado na Plataforma do Arrendamento Acessível, além de preencher as condições do Programa de Arrendamento Acessível e os requisitos de cada concurso.

O Programa de Arrendamento Acessível, em vigor desde 2019, “visa promover uma oferta alargada de habitação para arrendamento a preços reduzidos, a disponibilizar de acordo com uma taxa de esforço compatível com os rendimentos dos agregados familiares”, segundo o preâmbulo do decreto governamental que o instituiu.

“Pretende-se, assim, contribuir para dar resposta às necessidades habitacionais das famílias cujo nível de rendimento não lhes permite aceder no mercado a uma habitação adequada às suas necessidades, mas é superior ao que usualmente confere o acesso à habitação em regime de arrendamento apoiado”, ainda segundo o documento.

Leia também...

Ministra da Agricultura discute plano estratégico da PAC em Santarém

A ministra da Agricultura iniciou na terça-feira, 19 de Outubro, em Santarém, sete sessões de “auscultação e partilha de contributos” com “agentes do território”,…

Infraestruturas de Portugal autorizada a investir 1,2 milhões de euros na EN 118

A empresa publica Infraestruturas de Portugal (IP) foi autorizada pela secretária de Estado do Orçamento, Cláudia Joaquim, e pelo secretário de Estado das Infraestruturas,…

Fábrica da Mitsubishi no Tramagal coloca os 400 trabalhadores em ‘lay-off’

A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) em Tramagal, Abrantes, colocou em ‘lay-off’ os seus cerca de 400 trabalhadores por um período previsível…

Vinhos do Tejo registam maior crescimento de sempre na certificação

O primeiro trimestre de 2019 registou, face ao mesmo período de 2018, um aumento de quase 40% no que toca à certificação de Vinhos…