Os jardins, praças e ruas de Santarém vão servir de cenário para uma exposição com imagens em grande formato, onde se recorda como foram vividos os últimos 150 anos no planalto escalabitano.

A exposição “Urbanidade, 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)” vai ser inaugurada no feriado municipal de 19 de Março, terça-feira, pelas 12h00, no Jardim Portas do Sol, na data em que se assinala o Dia da Cidade. Esta exposição de rua vai manter-se até 24 de Dezembro, terminando no mesmo dia em que a antiga vila ascendeu à categoria de cidade, no distante ano de 1868.

Concebida pelos técnicos do Município de Santarém, Luís Mata e Carlos Amado, a exposição viaja através da história da cidade e vai mostrar ao público fatos e dados curiosos que vão revelar aspectos menos conhecidos da evolução da cidade.
Esta mostra vai ser totalmente montada em espaços no exterior e é composta por várias estruturas de metal onde serão aplicadas cerca de 70 telas com imagens que recuam até ao passado da urbe.

Com esta exposição, Santarém transforma-se assim numa grande galeria com fotos e textos distribuídos por seis espaços públicos da cidade: Rua Serpa Pinto, nas praças Visconde Serra do Pilar e Marquês Sá da Bandeira e nos jardins Portas do Sol, da República e da Liberdade.

No seu conjunto, as telas apresentam imagens antigas que testemunham alguns dos momentos mais importantes que a cidade atravessou ao longo do último século, o período de tempo que a exposição retrata, e que vão ficar em exposição até ao dia da véspera de Natal.

Leia também...

Bebé ferido gravemente em queda em piscina

ma criança, com pouco mais de um ano, ficou hoje ferida com gravidade ao cair na piscina da casa onde vive com os pais…

Cadáver de idoso permanece no local seis horas depois ter sido declarado o óbito

O corpo do coronel João Manuel Taxa Araújo que faleceu ao início da manhã deste sábado, 21 de Março, continua na rua Virgílio Arruda,…

Jovem que obrigou comboio internacional a parar no Entroncamento não tem o Covid-19

A passageira do comboio internacional Sud Express que alegou estar com sintomas de infecção pelo novo coronavírus na noite de domingo, no Entroncamento, testou…

Costa desconhece notificação do tribunal ou Conselho de Estado para ser ouvido no caso de Tancos

O primeiro-ministro afirma que não recebeu até agora qualquer informação ou notificação do tribunal ou do Conselho de Estado para ser ouvido presencialmente sobre…