A iniciativa resulta de um acordo assinado entre o Governo e a Câmara Municipal, e pretende dar oportunidade a 50 crianças de frequentarem esta fase de ensino.
A cidade de Santarém vai passar a contar com mais duas salas destinadas ao ensino pré-escolar. O anúncio foi consomado com a assinatura de um protocolo entre o Governo e a Câmara Municipal de Santarém, no âmbito do evento ‘Recepção de boas-vindas ao Professor 2025’, realizado ontem no Convento de S. Francisco, e que contou com cerca de quatro centenas de docentes.
A medida pretende dar resposta à quase meia centena de crianças que não conseguiram obter vaga em instituições destinadas a esta fase de ensino.
“A escola atribui as ferramentas necessárias para que as nossas crianças possam vencer com sucesso o futuro. É por isso que nós dizemos que qualquer cêntimo do nosso orçamento da Câmara Municipal investido na educação, é um cêntimo que se traduz em milhões de euros investidos no futuro”, proferiu João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém.
O autarca destacou ainda os trabalhos que estão a ser efectuados para a conclusão dos projectos de requalificação das escolas Dr. Ginestal Machado e EB 2,3 de Alcanede, bem como o desejo de reabrir a Escola de S. Salvador, localizada no centro histórico da cidade e que pretende ser “mais um polo atractivo de vitalidade com a abertura de jardim de infância e de uma nova creche”, assegurou.
A cerimónia contou também com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre que reconheceu “um problema de cobertura no pré-escolar, em algumas regiões”, sendo que “quase metade do problema está na região de Lisboa e Vale do Tejo”, indicou.
De forma a colmatá-lo, o Governo identificou 30 municípios onde existia um maior défice de cobertura no pré-escolar, contratualizando acordos com as autarquias, tendo por base o montante de 42 milhões de euros aprovado para a abertura de salas de pré-escolar.
“O meu gabinete anda a ligar, município a município, para saber se abrimos duas salas, três, quatro, cinco. Isto resolve-se sala a sala. Vamos resolver agora o problema em Santarém. São mais duas salas, são mais 50 crianças que vão ter a oportunidade de ir para o pré-escolar”, garantiu.