A iniciativa resulta de um acordo assinado entre o Governo e a Câmara Municipal, e pretende dar oportunidade a 50 crianças de frequentarem esta fase de ensino.

A cidade de Santarém vai passar a contar com mais duas salas destinadas ao ensino pré-escolar. O anúncio foi consomado com a assinatura de um protocolo entre o Governo e a Câmara Municipal de Santarém, no âmbito do evento ‘Recepção de boas-vindas ao Professor 2025’, realizado ontem no Convento de S. Francisco, e que contou com cerca de quatro centenas de docentes.

A medida pretende dar resposta à quase meia centena de crianças que não conseguiram obter vaga em instituições destinadas a esta fase de ensino.

“A escola atribui as ferramentas necessárias para que as nossas crianças possam vencer com sucesso o futuro. É por isso que nós dizemos que qualquer cêntimo do nosso orçamento da Câmara Municipal investido na educação, é um cêntimo que se traduz em milhões de euros investidos no futuro”, proferiu João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém.

O autarca destacou ainda os trabalhos que estão a ser efectuados para a conclusão dos projectos de requalificação das escolas Dr. Ginestal Machado e EB 2,3 de Alcanede, bem como o desejo de reabrir a Escola de S. Salvador, localizada no centro histórico da cidade e que pretende ser “mais um polo atractivo de vitalidade com a abertura de jardim de infância e de uma nova creche”, assegurou.

A cerimónia contou também com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre que reconheceu “um problema de cobertura no pré-escolar, em algumas regiões”, sendo que “quase metade do problema está na região de Lisboa e Vale do Tejo”, indicou.

De forma a colmatá-lo, o Governo identificou 30 municípios onde existia um maior défice de cobertura no pré-escolar, contratualizando acordos com as autarquias, tendo por base o montante de 42 milhões de euros aprovado para a abertura de salas de pré-escolar.

“O meu gabinete anda a ligar, município a município, para saber se abrimos duas salas, três, quatro, cinco. Isto resolve-se sala a sala. Vamos resolver agora o problema em Santarém. São mais duas salas, são mais 50 crianças que vão ter a oportunidade de ir para o pré-escolar”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere dinamiza 23ª Feira e Mostra de São Brás

A 23ª Feira e Mostra de São Brás e a 13ª Mostra…
Foto de arquivo

Marchadores Kimberly García, Érica Sena e Brian Pintado competem em Rio Maior

A marchadora peruana Kimberly García, líder do ranking mundial, assim como a…

Detido por tráfico de droga no Cartaxo

Um homem de 21 anos foi detido por tráfico de estupefacientes no…

Museu Rural e do Vinho recebeu comissões vitivinícolas de todo o país

O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo foi o…