O Santuário de Fátima desafia este ano os jovens com novas propostas de voluntariado no apoio a peregrinos e pessoas com deficiência, realizando de dia 25 a dia 28 de Abril um encontro de preparação.
As duas propostas de trabalho voluntário, no verão, são o “Projeto SETE”, para “acolhimento aos peregrinos e imersão na mensagem de Fátima”, e a semana “Vem para o meio”, que assegura férias a pessoas portadoras de deficiência e seus pais, refere uma nota do Santuário de Fátima, no concelho de Ourém.
O “Projeto SETE”, através do qual, em 2018, “mais de 80 jovens acolheram peregrinos, enquanto aprofundaram o seu conhecimento sobre a mensagem de Fátima, repete-se este ano nos mesmos moldes”, na Cova da Iria.
“Durante cinco turnos, semanais ou quinzenais, entre 29 de julho a 01 de setembro, os voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, vão poder participar em várias experiências de acolhimento, oração e partilha, nos diversos espaços do Santuário”, adianta o gabinete de comunicação desta instituição religiosa, no distrito de Santarém.
Entre 20 de Julho e 30 de Agosto, “há também a possibilidade de voluntariado” associada à semana “Vem para o meio”.
Em turnos semanais, “a mesma faixa etária é convidada a participar no acolhimento dos utentes desta iniciativa do Santuário, que proporciona um tempo de descanso” a pessoas portadoras de deficiência e seus pais.
Esta semana de voluntariado constitui “uma experiência de entrega, doação e auto-implicação em favor do outro, na qual os jovens são convidados a despirem-se da centralidade do ‘eu’ para darem protagonismo ao ‘tu’, ao outro, descobrindo nele uma riqueza única”.
O programa do Encontro da Páscoa, entre 25 e 28 de Abril, destinado a preparar os candidatos às duas propostas de voluntariado, inclui a iniciativa “Fátima (En)contraste”, com vista ao “aprofundamento da mensagem de Fátima”.
Esta quarta edição do “Fátima (En)contraste”, no dia 26, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores e com a participação do padre Rui Santiago e do ilustrador Miguel Cardoso, é centrada “na luz a que São Francisco (Francisco de Jesus Marto, falecido em 1919, com 10 anos) se refere para descrever a sua percepção de Deus, durante as aparições”, informa o Santuário.