O Santuário de Fátima recebeu sete milhões de participantes nas cerimónias em 2018, menos 2,4 milhões face a 2017, ano em que se comemorou o centenário das ‘aparições’ com a presença do papa Francisco.

O Santuário anunciou que foram contabilizados sete milhões de participantes em 2018, um valor ligeiramente mais alto do que em 2012 (6,8 milhões), mas inferior aos dados relativos a 2017, ano da celebração do centenário das ‘aparições’.

Nas peregrinações organizadas, registaram-se 2.785 grupos estrangeiros, num total de 132.839 peregrinos, acrescentou Santuário em comunicado.

Dessas peregrinações organizadas, registaram-se grupos de 18 países da América, de 16 países de África, 26 países da Europa, 17 países da Ásia e dois países da Oceânia.

Apenas da Ásia, contabilizaram-se 481 grupos, onde se destaca a presença de peregrinações organizadas da Coreia do Sul (125), Filipinas (93), Índia (61), Indonésia (48) e China (31).

De grupos portugueses, foram contabilizados 1.602, num total de 546.738 participantes em peregrinações organizadas.

A maioria (57%) dos grupos estrangeiros realizaram as suas peregrinações nos meses de abril, outubro, maio e setembro.

Os espaços do Santuário mais visitados foram a Capelinha das Aparições (2,9 milhões), Recinto de Oração (2,4 milhões), Basílica da Santíssima Trindade (1,1 milhões) e Basílica da Nossa Senhora do Rosário de Fátima (280 mil).

A Casa da Irmã Lúcia contou com 347 mil visitantes em 2018, enquanto a exposição temporária “As Cores do Sol” registou 225 mil.

Leia também...

Associação de Municípios com Centro Histórico reuniu hoje em Tomar

Decorreu esta manhã, no salão nobre dos Paços do Concelho de Tomar, a reunião de direcção e a sessão da assembleia geral da Associação…

Valdemar Alves incorre em crime de falsidade de depoimento como testemunha em Santarém

O Tribunal de Santarém determinou a extracção de uma certidão por falsas declarações para procedimento criminal contra Valdemar Alves, presidente da Câmara de Pedrógão…

Abraço à escola e exposição “Um Universo de Saber” no arranque dos 175 anos da Escola Sá da Bandeira

A Escola Secundária Sá da Bandeira em Santarém comemora hoje 175 anos de instituição e 75 do actual edifício. O dia de aniversário, que…

Avião de combate a incêndios cai em Ferreira do Zêzere

Um avião de combate a incêndios caiu esta quarta-feira, 3 de Julho, na zona de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, disse à Lusa…