Um convite ao peregrino reflectir sobre o fenómeno de Fátima é o que pretende o Santuário com o ciclo de encontros de reflexão, subordinados ao tema genérico “Fátima: vidas em Deus”, que começa no próximo domingo.

O primeiro encontro, que terá como ponto de partida uma conferência da religiosa Sandra Bartolomeu, da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, visa a reflexão sobre o tema “Fátima: viver nessa luz que é Deus”.

“Há muito que Fátima se tornou sinónimo de espiritualidade e de luz. São muitos os que, rompendo o quotidiano, rumam a este lugar-santuário movidos, ainda que remotamente, pela hipótese de poder tocar e tornar próprio, em alguma medida, o mistério aqui vivido. Num contexto social marcado por múltiplas buscas e caminhos de espiritualidade, podemos perguntar-nos: Que luz é essa que em Fátima se oferece? Que espiritualidade, isto é, que vivência dessa luz nos é proporcionado pelo acontecimento de Fátima?”, segundo uma nota sobre a conferência de Sandra Bartolomeu, freira licenciada em Artes-Plásticas e Ciências Religiosas e que é, também, pintora.

O ciclo de encontros, que terá como palco a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, continuará em 08 de Março, com a conferência “Jacinta Marto, uma entrega até ao fim” pela Irmã Ana Luísa Castro, religiosa da Aliança de Santa Maria, “Lúcia, uma vida plena de Luz” pela Irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia (07 de Junho), “Fátima: histórias de santidade”, por Marco Daniel Duarte, director do Departamento de Estudos do Santuário (06 de Setembro) e “Fátima, escola de santidade” pelo padre carmelita Joaquim Teixeira (08 de Novembro).

Após as conferências, abertas a todos os peregrinos, terá lugar um momento musical. Neste domingo, actuará o Aeternum Vocal Ensemble, grupo formado em Outubro de 2018, que se dedica à interpretação e difusão do repertório musical sacro das várias épocas da história da música, nomeadamente de autores Portugueses.

Os ciclos de encontros – cinco por ano – tiveram início em 2018.

Segundo uma nota do Santuário, este ano as conferências vão “apresentar Fátima como chamamento à vida em Deus, abordando temáticas como a vocação baptismal à santidade, a conversão como recentramento da vida em Deus e as dimensões de uma espiritualidade cristã à luz da mensagem de Fátima”, num ano em que se assinala o centenário da morte de Jacinta Marto, vidente de Fátima canonizada – conjuntamente com o seu irmão Francisco – pelo Papa Francisco em maio de 2017.

Leia também...
Foto de Ilustrativa

Investimento dos municípios na reutilização de 27 imóveis do Estado ronda 8,5 ME

O investimento na reabilitação e adaptação de 27 imóveis do Estado que…

Atropelamento ferroviário resulta em um morto no Cartaxo

Um atropelamento ferroviário resultou na morte de uma mulher, na noite de…

NERSANT sensibiliza empresas para importância do marketing digital

É sabido que actualmente há um novo perfil de consumidor, bastante ligado…

Rio Maior vai ter clínica com ressonâncias magnéticas abertas para reduzir episódios de claustrofobia

O grupo de saúde REMAGNA IMAS vai abrir em 2024 mais quatro…