Foto: Município de Sardoal

Concertos, exposições, mostra de atividades económicas, gastronomia, desporto e homenagens integram o programa das festas do concelho de Sardoal, que decorrem entre sexta e segunda-feira e celebram os 494 anos da elevação à categoria de vila.

Em declarações à Lusa, o presidente daquele município do distrito de Santarém, Miguel Borges, destacou as festas do concelho como “um momento em que os sardoalenses regressam à terra” e em que a autarquia aproveita para celebrar a sua história, “mostrar aquilo que de bom existe, o que de bom se faz, e a arte de bem receber”, pois “no Sardoal ninguém é de fora”.

De acordo com uma nota do município, no palco principal o cartaz inclui espetáculos de Luís Trigacheiro, Napa, Jimmy P, Stereossauro e “Simply the best”, um concerto “tributo” a Tina Turner, num programa diversificado e “pensado para vários tipos de público, integrando grupos de diferentes estilos” musicais.

Existirão mais dois palcos com animação musical, um na Mostra de Saberes e Sabores, com espetáculos à tarde e ao início da noite, e outro no espaço das tasquinhas, com animação após terminarem as atuações no palco principal.

A Mostra de Saberes e Sabores terá “o que de melhor se produz no concelho e na região”, com a Praça Nova a acolher cerca de duas dezenas de pavilhões com artesanato, trabalhos em cerâmica, trapologia, artigos em palha, bijuteria em diversos materiais, bordados, costura criativa, ilustração, objetos em sola, ilustração e artigos em madeira, entre outros.

Há ainda espaço para a doçaria local, as compotas, os vinhos e licores.

O Centro Cultural Gil Vicente, por sua vez, acolhe a exposição “Cidades”, uma mostra de 14 telas da autoria de Nadir Afonso que será inaugurada pelas 19h00 de sexta-feira, no âmbito da abertura oficial das festas do concelho.

No domingo, Dia do Concelho, de manhã haverá o XXI Festival Hípico de Sardoal, além de uma homenagem no Salão Nobre da Câmara Municipal aos trabalhadores com 25 anos de serviço e aos que se aposentaram no último ano.

Sardoal subiu à categoria de vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de Setembro de 1531.

O programa completo das Festas do Concelho pode ser consultado em www.cm-sardoal.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Festas do Porto Alto com nove largadas de touros

As festas do Porto Alto, no concelho de Benavente, arrancam hoje, às…

Demora na classificação do centro histórico de Santarém cria “entropia às pessoas”

A classificação do centro histórico de Santarém arrasta-se há mais de uma…
Foto de arquivo

“É um privilégio poder fazer parte do órgão máximo que gere o Teqball a nível mundial”

O Teqball inspira-se no futebol e junta-lhe um toque de ténis de…

Câmara de Salvaterra de Magos lança quinto livro infantil “O falcão e a formiga” de Rita Ferro ilustrado por Pedro Rocha e Mello

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai lançar no dia 15…