O município de Sardoal assinou hoje um protocolo com o Governo para construir 16 habitações a custos acessíveis, orçadas em 2,7 milhões de euros, notícia entendida como “muito importante” na abertura das festas do concelho.

“Em boa hora temos esta estratégia de habitação que o Governo implementou, e muito bem, com financiamento PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], porque na verdade é uma dificuldade que nós temos, sentida há muito tempo, de casas para arrendar”, disse à Lusa Miguel Borges (PSD), presidente da Câmara de Sardoal, relativamente a um protocolo assinado em pleno feriado municipal com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), em cerimónia que contou com a ministra da Habitação, Marina Gonçalves.

O autarca de Sardoal disse que a assinatura do protocolo, momento que marca a abertura das festas do concelho, “é muito importante”, tendo feito notar que “a procura tem sido grande, com o mercado habitacional praticamente esgotado, não só de novas casas como também para arrendamento”.

Os 16 fogos que “vão ser construídos de raiz em quatro blocos, com dois pisos, garagens individuais e de tipologia T1, T2 e T3”, no denominado Parque Habitacional da Fonte da Estrada, integra o ‘Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis’ e representa um investimento de 2,7 ME, financiados a 100% na sequência de uma candidatura do município ao programa 1.º Direito do PRR.

No total, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH), e em articulação com o IHRU, Sardoal tem projectados “cerca de cinco milhões de euros para reabilitar habitações no âmbito do 1.º Direito, ou seja, uma habitação condigna, num horizonte temporal até 2025”, tendo também inscrito a “construção de novas habitações para custos controlados e a requalificação dos prédios da Tapada da Torre”, destacou Miguel Borges.

Os quatro prédios da Tapada da Torre, com 32 fogos destinados a habitação social e que começaram a ser habitados em 1992, já foram objecto de contracto, assinado em Junho com o IHRU, no valor de 1,2 ME, e vão ser reabilitados após uma candidatura do município ao programa 1º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência, estando a empreitada “em fase de adjudicação”.

As Festas do Concelho, que decorrem entre esta sexta-feira e domingo, “celebram os 492 anos da elevação de Sardoal à categoria de Vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de Setembro de 1531”, indica o município, em nota de imprensa.

Concertos, exposições, teatro, mostra de actividades económicas, gastronomia e desporto fazem parte do programa, entre outras actividades.

Leia também...

Despiste de mota provoca ferido na estrada das Caneiras, em Santarém

Um acidente de mota ocorreu ao final da tarde de hoje, na…

Projecto de inclusão resgata e preserva saberes e tradições

A Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA) está a desenvolver um…
Foto de Ilustrativa

Salvaterra de Magos constrói 24 fogos de renda acessível

 A Câmara de Salvaterra de Magos está a implementar dois projetos no…

Professores italianos visitam Sardoal

Uma comitiva de professores e funcionários italianos da cidade de Gassino, região…