A Schola Cantorum e o Conservatório de Música vão realizar na Igreja Catedral de Santarém, no próximo sábado, 29 de Janeiro, pelas 17h30, o Festival de Leituras e Canções de Natal que replica, anualmente, a célebre tradição anglicana do Festival of Nine Lessons and Carols.

Remontando à véspera de Natal de 1880, na catedral anglicana de Truro, no Reino Unido, este tipo de concerto tornou-se mundialmente conhecido a partir de 1928, quando a BBC passou a transmitir, via rádio, as récitas a partir da capela do King’s College, Cambridge. Em Portugal, desde há uma década, a Catedral de Santarém tem sido o mais eminente representante desta célebre tradição.

Na apresentação do evento, esta manhã, David Paccetti Correia, director artístico da Schola Cantorum, explicou ao ‘Correio do Ribatejo’ que o Festival esteve inicialmente agendado para o dia 8 de Janeiro, mas foi adiado devido ás medidas de contenção da Covid-19 que impediram os alunos de frequentarem qualquer actividade presencial, retomadas apenas a 10 de Janeiro.

“Celebrar o Natal é sempre um bom motivo” em qualquer data, frisou.

O Festival de Leituras e Canções contará com as participações de alunos do Coro do Conservatório e de Música Sacra da Schola Cantorum, cantores adultos (profissionais), David Paccetti Correia no órgão, a maestrina da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, Maria do Rosário Correia, e ainda seis leitoras e seis leitores que vão intercalar as Canções de Natal e representam a comunidade de Santarém, que os organizadores do Festival pretendem ver envolvida nesta iniciativa, entre elas, a presidente do Conservatório, Maria Beatriz Martinho.

“Trata-se de manter viva a parceria existente com a Paróquia do Divino Salvador – Sé que permite a realização de concertos anuais e a presença noutros eventos”, afirmou ao ‘Correio do Ribatejo’ Beatriz Martinho.

Do repertório musical escolhido para esta edição do Festival destacamos “Veni, veni, Emmanuel” de Christoph Dalitz, ”Rorate cæli” e “Ave Maria” Op. 176 de Josef Rheinberger, “Riu, riu, chiu” de Mateo Flecha, e “Adeste Fideles” numa versão de David Willcocks.

O Festival tem entrada livre, limitada à lotação da sala que respeitará as regras sanitárias em vigor devido à Covid-19.

Leia também...

“Os Charruas” regressam a Santarém

O grupo “Os Charruas” regressa à cidade onde nasceu, na noite de…

Acção “Desporto sobre rodas” no Cartaxo

A Paralesia Cerebral Associação Nacional de Desporto (PCAND) irá organizar uma acção…

Museu Nacional Ferroviário recebe exposição “Uma Aventura”

Foi inaugurada, no dia 22 de março, no Museu Nacional Ferroviário, a…

Santarém inaugura Mercado Biológico

No âmbito do acordo de parceria entre o Município de Santarém e…