A Schola Cantorum e o Conservatório de Música vão realizar na Igreja Catedral de Santarém, no próximo sábado, 29 de Janeiro, pelas 17h30, o Festival de Leituras e Canções de Natal que replica, anualmente, a célebre tradição anglicana do Festival of Nine Lessons and Carols.

Remontando à véspera de Natal de 1880, na catedral anglicana de Truro, no Reino Unido, este tipo de concerto tornou-se mundialmente conhecido a partir de 1928, quando a BBC passou a transmitir, via rádio, as récitas a partir da capela do King’s College, Cambridge. Em Portugal, desde há uma década, a Catedral de Santarém tem sido o mais eminente representante desta célebre tradição.

Na apresentação do evento, esta manhã, David Paccetti Correia, director artístico da Schola Cantorum, explicou ao ‘Correio do Ribatejo’ que o Festival esteve inicialmente agendado para o dia 8 de Janeiro, mas foi adiado devido ás medidas de contenção da Covid-19 que impediram os alunos de frequentarem qualquer actividade presencial, retomadas apenas a 10 de Janeiro.

“Celebrar o Natal é sempre um bom motivo” em qualquer data, frisou.

O Festival de Leituras e Canções contará com as participações de alunos do Coro do Conservatório e de Música Sacra da Schola Cantorum, cantores adultos (profissionais), David Paccetti Correia no órgão, a maestrina da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, Maria do Rosário Correia, e ainda seis leitoras e seis leitores que vão intercalar as Canções de Natal e representam a comunidade de Santarém, que os organizadores do Festival pretendem ver envolvida nesta iniciativa, entre elas, a presidente do Conservatório, Maria Beatriz Martinho.

“Trata-se de manter viva a parceria existente com a Paróquia do Divino Salvador – Sé que permite a realização de concertos anuais e a presença noutros eventos”, afirmou ao ‘Correio do Ribatejo’ Beatriz Martinho.

Do repertório musical escolhido para esta edição do Festival destacamos “Veni, veni, Emmanuel” de Christoph Dalitz, ”Rorate cæli” e “Ave Maria” Op. 176 de Josef Rheinberger, “Riu, riu, chiu” de Mateo Flecha, e “Adeste Fideles” numa versão de David Willcocks.

O Festival tem entrada livre, limitada à lotação da sala que respeitará as regras sanitárias em vigor devido à Covid-19.

Leia também...

Detido pela GNR para cumprir pena de prisão em Ourém

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje que deteve um homem de 55 anos, no concelho de Ourém, que estava foragido à justiça, para…

Proteção Civil admite que programa “Aldeia Segura” não cresceu à velocidade desejada

O comandante nacional de emergência e proteção civil admitiu que o programa “Aldeia Segura”, que visa garantir maior proteção em caso de incêndio, não…

Município do Entroncamento associa-se ao exercício “A Terra Treme”

O Município do Entroncamento, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e em colaboração com o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, associou-se ao…

Novo posto da GNR em Alpiarça é uma “necessidade” antiga

O novo posto da GNR em Alpiarça, que vai ser agora construído é uma “necessidade” antiga para garantir “dignidade” para os militares em funções,…