Seis concelhos do distrito de Santarém passam a integram a lista dos concelhos considerados de risco elevado

Abrantes, Alcanena, Almeirim, Coruche, Ourém, Salvaterra de Magos são os municípios do distrito de Santarém que se juntam à lista de concelhos com restrições por serem considerados de risco elevado de transmissão da covid-19.

A lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 vai aumentar na próxima segunda-feira, 16 de Novembro, de 121 para 191. Estes concelhos vão estar abrangidos pelas medidas de restrição no âmbito do novo estado emergência.

Relativamente às medidas aplicadas aos concelhos identificados com risco elevado, António Costa defendeu a diferenciação das medidas, através do “escalonamento” destes territórios.

PUBLICIDADE

Essa diferenciação, acrescentou, vai ser proposta pela ministra da Saúde, de forma a que as medidas específicas de cada ‘escalão’ entrem em vigor em 24 de novembro.

Reavaliada a cada 15 dias pelo Governo, a lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 é definida de acordo com o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) de “mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a excepção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.

No âmbito do estado de emergência devido pandemia de covid-19, que entrou em vigor na segunda-feira e se prolonga até 23 de Novembro, o Governo aprovou, no sábado, novas medidas para os concelhos de maior risco de contágio, inclusive o recolher obrigatório nocturno durante a semana, entre as 23:00 e as 05:00, e nos próximos dois fins de semana, entre as 13:00 e as 05:00.

Além do recolher obrigatório, os concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 têm em vigor, desde 4 de Novembro, um conjunto de outras medidas especiais, inclusive o dever de permanência no domicílio, a obrigatoriedade do teletrabalho, o encerramento dos estabelecimentos de comércio até às 22:00 e dos restaurantes até às 22:30, e a proibição de eventos e celebrações com mais de cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

Os concelhos do distrito de Santarém abrangidos pela medida são Abrantes, Alcanena, Almeirim, Benavente, Coruche, Cartaxo, Chamusca, Constância, Ourém, Rio Maior, Santarém, Salvaterra de Magos e Sardoal.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

ADICIONAR COMENTÁRIOS

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *