As urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos Hospitais Distritais de Santarém e Vila Franca de Xira estarão encerradas no sábado e no domingo, enquanto as de Abrantes apenas estarão fechadas no sábado.

Seis urgências vão estar encerradas no sábado, cinco de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria, número que se mantém no domingo, mas inclui a urgência geral do Hospital Amadora-Sintra, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

As urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais Garcia de Orta, em Almada, Vila Franca de Xira, Distrital de Santarém e Santo André, em Leiria, estarão encerradas no sábado e no domingo, enquanto as do Hospital de Abrantes apenas estarão fechadas no sábado. Neste dia está igualmente previsto o encerramento dos serviços de urgência pediátrica do Hospital Vila Franca de Xira, segundo as escalas de urgências.

Durante o fim de semana, o serviço de urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciado nos dois dias, entre as 00h00 e as 08h00 e entre as 20h00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24. O mesmo acontece no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, entre as 00h00 e as 24h00 de sábado e domingo.

A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga também vai estar referenciada apenas aos casos encaminhados pelo INEM entre as 00h00 e as 24h00 no sábado e das 00h00 até às 08h00 no domingo.

As urgências desta especialidade do Hospital São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) estarão igualmente referenciadas no sábado, entre as 00h00 e as 08h00.

No domingo, as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Amadora-Sintra só receberão doentes encaminhados (00h00 – 24h00), o mesmo acontecendo no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, entre as 09h00 e as 24h00.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Leia também...

Utentes dizem ser “lamentável” que obras no hospital de Abrantes não avancem por falta de uma assinatura

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) considerou hoje…

Hospital Distrital de Santarém com 47 vagas para novos médicos

De acordo com as novas medidas de recrutamento e fixação dos médicos…

ULS Médio Tejo vai avançar com construção de edifício de pedopsiquiatria

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo recebeu hoje “luz…

ULS da Lezíria garante esforços para reforçar polo de saúde da Glória do Ribatejo

O presidente da União de Freguesias da Glória do Ribatejo e Granho…