As urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos Hospitais Distritais de Santarém e Vila Franca de Xira estarão encerradas no sábado e no domingo, enquanto as de Abrantes apenas estarão fechadas no sábado.

Seis urgências vão estar encerradas no sábado, cinco de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria, número que se mantém no domingo, mas inclui a urgência geral do Hospital Amadora-Sintra, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

As urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais Garcia de Orta, em Almada, Vila Franca de Xira, Distrital de Santarém e Santo André, em Leiria, estarão encerradas no sábado e no domingo, enquanto as do Hospital de Abrantes apenas estarão fechadas no sábado. Neste dia está igualmente previsto o encerramento dos serviços de urgência pediátrica do Hospital Vila Franca de Xira, segundo as escalas de urgências.

Durante o fim de semana, o serviço de urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciado nos dois dias, entre as 00h00 e as 08h00 e entre as 20h00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24. O mesmo acontece no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, entre as 00h00 e as 24h00 de sábado e domingo.

A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga também vai estar referenciada apenas aos casos encaminhados pelo INEM entre as 00h00 e as 24h00 no sábado e das 00h00 até às 08h00 no domingo.

As urgências desta especialidade do Hospital São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) estarão igualmente referenciadas no sábado, entre as 00h00 e as 08h00.

No domingo, as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Amadora-Sintra só receberão doentes encaminhados (00h00 – 24h00), o mesmo acontecendo no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, entre as 09h00 e as 24h00.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Leia também...

CHMT abre candidaturas para assistentes operacionais e enfermeiros

O Centro Hospitalar do Médio Tejo abriu recentemente candidaturas espontâneas para enfermeiro(a)s e assistentes operacionais, com o objectivo de reforçar os recursos humanos da…

11.581 utentes sem médico de família nos Centros de Saúde do Médio Tejo

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo vai ter 11.581 utentes (5%) sem médico de família a partir de 1 de…

Hospital de Santarém com 58 novas vagas para Internato Médico

O concurso para a formação geral, publicado na terça-feira, 2 de Novembro, em Diário da República, abriu 45 vagas para o Internato Médico do…

Autotestes nos eventos não precisam de supervisão por profissional de saúde

Os autotestes rápidos feitos no próprio dia e local onde decorrem os eventos culturais, desportivos ou corporativos onde a testagem à Covid-19 é recomendada…