Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), do Politécnico de Santarém, recebeu a 29 de Setembro, o seleccionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, para a abertura oficial do Mestrado em Treino Desportivo e Pós-graduação em Gestão do Desporto.

A sessão iniciou-se com as intervenções do director da ESDRM, Nuno Pimenta, que deu o mote para a abertura da mesa redonda dedicada à “Gestão do Desporto”.

Esta mesa, foi moderada pelo docente da ESDRM, Abel Santos, e contou com a participação de Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Rodrigo Ramalho, director do Departamento de Educação e Actividade Física do Município de Torres Vedras, e ainda com Tiago Lopes, director do Clube Fitness Factory de Santarém.

Aquando da sua intervenção, Francisco Neto, que comandou a selecção feminina nas duas primeiras presenças em campeonatos da Europa, em 2017 e 2022, e na estreia em mundiais, apresentou aquela que tem sido a sua estratégia e trabalho com a selecção nacional feminina, bem como o percurso que o levou até lá. Recordando, com humor, os tempos em que, como treinador de guarda-redes, “precisava de chutar quatro vezes para acertar na baliza”.

Durante a sessão de abertura do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Neto ressaltou que o futebol feminino é uma área de trabalho cada vez mais atractiva acrescentando ainda, em declarações à agência Lusa, que há um interesse crescente pelo futebol feminino, dizendo “há cada vez mais clubes a tempo inteiro e mais agentes desportivos relacionados com o futebol feminino a serem profissionais e a poderem fazer carreira. É algo que tem crescido muito nos últimos tempos e para os alunos esta é uma oportunidade de entrarem no mercado de trabalho e no profissionalismo, que acredito que seja o que muitos sonham. Sem dúvida que estamos a impulsionar o desporto feminino, não apenas no futebol e futsal, mas também em outras modalidades que estão a fazer um trabalho notável na promoção do desporto feminino. Esta mudança de mentalidade nas novas gerações é crucial, pois agora olham para todos os desportos, independentemente dos estereótipos de género”, destacou ainda, Neto.

O Seleccionador elogiou também a evolução da sociedade, onde as pessoas podem seguir as suas paixões, independentemente de estereótipos do passado.

Nas palavras da coordenadora do Mestrado em Treino Desportivo, Carla Chicau, a abertura do ano lectivo da oferta de 3º ciclo, com estes convidados, demonstra a constante preocupação em aproximar os estudantes daqueles que são os principais actores e que se destacam, no mundo desportivo, para uma saudável partilha de conhecimento.

Leia também...

Jornadas Técnicas de Saúde Mental na Infância e Adolescência na ESES

A Escola Superior de Educação de Santarém promove nos dias 14 e 15 de Maio, no auditório 1, as Jornadas Técnicas de Saúde Mental…

VÍDEO | “A inclusão foi assumida como uma bandeira nesta escola”

Com 40 anos de história, a Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) está apostada em antecipar futuro. Criada em 1979, a escola tem…

Jovens cientistas debatem diversidade cultural na Escola Secundária Sá da Bandeira

Decorreu na Escola Secundária Sá da Bandeira, pelo segundo ano consecutivo, em ambiente online, entre os dias 19 e 21 de Janeiro, o XXIV…

Técnicos que leccionam cursos de interpretação pedem em Santarém o fim da precariedade

A situação de precariedade dos técnicos que leccionam as disciplinas de interpretação, voz e movimento nos cursos de Interpretação nas escolas secundárias foi um…