Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), do Politécnico de Santarém, recebeu a 29 de Setembro, o seleccionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, para a abertura oficial do Mestrado em Treino Desportivo e Pós-graduação em Gestão do Desporto.

A sessão iniciou-se com as intervenções do director da ESDRM, Nuno Pimenta, que deu o mote para a abertura da mesa redonda dedicada à “Gestão do Desporto”.

Esta mesa, foi moderada pelo docente da ESDRM, Abel Santos, e contou com a participação de Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Rodrigo Ramalho, director do Departamento de Educação e Actividade Física do Município de Torres Vedras, e ainda com Tiago Lopes, director do Clube Fitness Factory de Santarém.

Aquando da sua intervenção, Francisco Neto, que comandou a selecção feminina nas duas primeiras presenças em campeonatos da Europa, em 2017 e 2022, e na estreia em mundiais, apresentou aquela que tem sido a sua estratégia e trabalho com a selecção nacional feminina, bem como o percurso que o levou até lá. Recordando, com humor, os tempos em que, como treinador de guarda-redes, “precisava de chutar quatro vezes para acertar na baliza”.

Durante a sessão de abertura do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Neto ressaltou que o futebol feminino é uma área de trabalho cada vez mais atractiva acrescentando ainda, em declarações à agência Lusa, que há um interesse crescente pelo futebol feminino, dizendo “há cada vez mais clubes a tempo inteiro e mais agentes desportivos relacionados com o futebol feminino a serem profissionais e a poderem fazer carreira. É algo que tem crescido muito nos últimos tempos e para os alunos esta é uma oportunidade de entrarem no mercado de trabalho e no profissionalismo, que acredito que seja o que muitos sonham. Sem dúvida que estamos a impulsionar o desporto feminino, não apenas no futebol e futsal, mas também em outras modalidades que estão a fazer um trabalho notável na promoção do desporto feminino. Esta mudança de mentalidade nas novas gerações é crucial, pois agora olham para todos os desportos, independentemente dos estereótipos de género”, destacou ainda, Neto.

O Seleccionador elogiou também a evolução da sociedade, onde as pessoas podem seguir as suas paixões, independentemente de estereótipos do passado.

Nas palavras da coordenadora do Mestrado em Treino Desportivo, Carla Chicau, a abertura do ano lectivo da oferta de 3º ciclo, com estes convidados, demonstra a constante preocupação em aproximar os estudantes daqueles que são os principais actores e que se destacam, no mundo desportivo, para uma saudável partilha de conhecimento.

Leia também...

Câmara de Alpiarça cede computadores aos alunos do concelho

A Câmara Municipal de Alpiarça cedeu 35 computadores ao Agrupamento de Escolas…

Município e DECO promovem literacia financeira nas escolas

A Câmara de Santarém e a associação de defesa do consumidor DECO…

Encontro pedagógico “Flexibilidade Curricular – uma escola em mudança” na Escola Secundária Sá da Bandeira

O Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira realizará a 2 de Julho,…

Próximo ano lectivo começa a partir de 14 de Setembro e termina até 30 de Junho

O próximo ano lectivo tem início entre 14 e 17 de Setembro…