O maior torneio de futsal de formação do país, organizado pelo Vitória Clube de Santarém, saldou-se por um tremendo sucesso
Sem dúvida, o melhor Masters de sempre!
Durante mais um fim de semana, 17 e 18 de junho, Santarém voltou a ser a capital nacional do futsal de formação. Absolutamente inolvidável a festa de promoção da modalidade organizada pelo Vitória Clube de Santarém: a julgar pelas reações de todos os intervenientes, a edição de 2023 do Vitória Futsal Cup Masters terá sido mesmo a melhor de sempre.
Depois de dois dias dedicados exclusivamente ao futsal feminino (e também aos escalões de base da formação), aquele que é reconhecido como o maior e mais abrangente torneio de futsal de formação do país ressurgiu uma semana depois com o seu formato tradicional, abrindo espaço para brilhar às categorias de benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores masculinos.
No total, foram quatro dias, dois pavilhões em ininterrupta atividade simultânea, 11 escalões, 62 equipas, 38 clubes provenientes de 17 distritos de Portugal Continental, Madeira e Açores, 103 jogos, cerca de 1000 atletas e 200 técnicos, centenas de alojamentos, milhares de refeições disponibilizadas, e uma imensa multidão que não só manteve em permanência um impressionante colorido na Nave e no Pavilhão Municipal de Santarém, como também pôde acompanhar as emoções a partir do sofá, graças à extensa emissão em direto proporcionada a partir das redes sociais do clube.
Pedro Cary e Jorge Braz brilharam em Santarém
À imagem do que havia sucedido no fim de semana anterior, o planeta Masters voltou a ser iluminado por algumas das estrelas mais cintilantes da constelação do futsal nacional.
No sábado, foi a vez de um dos ilustres padrinhos do torneio fazer as delícias de jovens e graúdos: o internacional Pedro Cary irrompeu logo pela manhã pelo complexo municipal para dar o pontapé de saída do Vitória Futsal Cup Masters em ambos os pavilhões da prova. Aquele que é um dos melhores jogadores de futsal de sempre de Portugal (159 internacionalizações) e um dos “Bons Rapazes” que levou o nosso país à conquista do Campeonato da Europa em 2018, na Eslovénia, pendurou as sapatilhas na semana anterior, tendo merecido uma merecidíssima ovação em Santarém pela sua brilhante carreira profissional.
Já no domingo, foi a vez de o público rejubilar com aquele que é, desde 2015, o mais emblemático patrono do Masters: o carismático técnico Jorge Braz, bicampeão europeu e campeão mundial por Portugal. O melhor selecionador nacional do mundo esteve ao longo de quase todo o dia em Santarém a desfrutar de entusiasmantes partidas de futsal de formação, numa presença que não só transparece uma disponibilidade e humildade inexcedível, como ainda convoca todos os jovens atletas a superar-se, na tentativa de arrancar um sorriso ou captar a atenção da figura-mor do futsal nacional.
Ao timoneiro da nossa seleção juntar-se-ia ainda Pedro Dias, diretor da Federação Portuguesa de Futebol e o homem forte do futsal em Portugal, além de outras distintas personalidades integrantes da luxuosa Comissão de Honra do Vitória Futsal Cup Masters 2023, como Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Carlos Coutinho, administrador da empresa municipal Viver Santarém, Eduardo Agostinho, médico e diretor clínico do Vitória Clube de Santarém, e também Augusto Santos Costa e Luís Paixão, em representação da Associação de Futebol de Santarém.
Mais dois títulos para o museu vitoriano
Entre várias das grandes escolas de formação de Portugal, voltou a despontar a qualidade do trabalho realizado no Vitória Clube de Santarém, que, depois do triunfo em juvenis femininos na semana anterior, voltou a subir ao lugar mais alto do pódio neste fim de semana dedicado à vertente masculina. E fê-lo em dose dupla: os escalões de infantis e iniciados brilharam intensamente e lograram superar toda a concorrência, registando um percurso 100% vitorioso até ao encontro decisivo.
Numa galeria de vencedores que tornou a ser engrossada pelos nomes dos históricos Leões de Porto Salvo, Internacional SC (AF Évora) e Academia Johnson Januário (AF Vila Real), o emblema vitoriano cimentou o seu prestígio nacional, denunciando qualidade em quantidade, num momento em que continua a deter o incrível estatuto de 2.º maior clube de Portugal em número de atletas de futsal federados e um dos únicos duplamente certificados com 4 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol, em futsal masculino e feminino.
Atletas históricos homenageados na quadra
Paralelamente à ação que se desenrolou na quadra, vários foram os momentos especiais que, ao longo de mais dois dias, foram pontuando o espetáculo, destacando-se, nesse particular, os momentos de homenagem a duas figuras de vulto no passado e presente do emblema vitoriano.
No sábado, no culminar de um intenso primeiro dia de prova, a equipa sénior masculina do Vitória Clube de Santarém vivenciaria mais um momento histórico no seu percurso em 2022/23, batendo os campeões da AF Lisboa, o DO Rangel, por 3-2, num encontro a contar para a Taça Nacional da categoria que mereceu honras de bancada absolutamente repleta e que deixa os comandados de João Correia a um ponto da subida aos nacionais.
Oportunidade auspiciosa para um último abraço em casa ao grande capitão Tiago Agostinho, que, 13 temporadas e 245 jogos depois, foi presenteado com uma arrepiante ovação por todos os momentos vividos e por tudo o que deu ao serviço do seu clube do coração.
No dia seguinte, foi a vez de Maria Ferreira, de 12 anos, ser também alvo de homenagem pelo clube pelo facto de se ter tornado a primeira atleta vitoriana de sempre a ser internacional por Portugal, tendo merecido a especial honra de receber do selecionador nacional, Jorge Braz, uma placa a assinalar o feito.
O maior torneio do país volta reforçado em 2024
Em 2023, desfilaram em Santarém representantes de Algarve, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Vila Real, Viseu, Madeira e Açores. Para 2024, o objetivo passa por contemplar todo o mapa nacional, estando em avaliação a estreia de um formato internacional, sempre sem descurar o tradicional e inédito conceito que rege o evento: reunir os clubes de cada distrito de Portugal com mais atletas de futsal federados na temporada anterior.
Por ora, no momento de fazer descer o pano desta 7.ª edição do pioneiro formato Masters, sobra ao Vitória a gratificante sensação de dever cumprido e a convicção de que, em Santarém, mora um clube com invulgar capacidade de mobilização e dedicação em prol do associativismo, salientando-se o trabalho colossal do vasto staff que organizou e ergueu esta obra e que agora se deleita com os elogios e o reconhecimento de todo o País do futsal.
Responsabilidade acrescida, mas que confirma uma evidência: o Vitória Clube de Santarém é mesmo um Master na organização de eventos de futsal!
Eis os vencedores do 2.º ato do Vitória Futsal Cup Masters 2023:
Benjamins: 1.º, Internacional SC (AF Évora); 2.º, Leões Porto Salvo (AF Lisboa); 3.º, Vitória C. Santarém. Melhor marcador: Olavo Amaral (S. João do Pico). Melhor guarda-redes: Tomás Moreira (Internacional SC).
Infantis: 1.º, Vitória C. Santarém; 2.º, Pedreles Beira Dão (AF Viseu); 3.º, Academia Johnson Januário (AF Vila Real). Melhor marcador: João Esteves (Vitória C. Santarém). Melhor guarda-redes: Santiago Filipe (Vitória C. Santarém).
Iniciados: 1.º, Vitória C. Santarém; 2.º, GDR Lameirinhas (AF Guarda); 3.º, Escola Francisco Franco (AF Madeira). Melhor marcador: Bernardo Freire (GDR Lameirinhas). Melhor guarda-redes: Mateus Monteiro (GDR Lameirinhas).
Juvenis masculinos: 1.º, Leões Porto Salvo (AF Lisboa); 2.º, Centro Social S. João (AF Coimbra); 3.º, Internacional SC (AF Évora). Melhor marcador: Luís Saúde (CS São João). Melhor guarda-redes: Diogo Piteira (Internacional SC).
Juniores masculinos: 1.º, Academia Johnson Januário (AF Vila Real); 2.º, FCR Rossão (AF Lisboa); 3.º, CF Os Belenenses (AF Lisboa). Melhor marcador: Duarte (Belenenses). Melhor guarda-redes: Renato Esteves (Acad. Johnson Januário).
Prémio Fair-play/Plano Nacional de Ética no Desporto: CD Escola Francisco Franco (AF Madeira)