Áurea e Marisa Liz, Herman José, Sara Correia, Maninho, Calema, Ágata, David Antunes, Syro e Fernando Daniel são os cabeças-de-cartaz da semana da Ascensão, que este ano se realiza de 21 a 29 de Maio, na Chamusca.

O Município da Chamusca apresenta sob o mote “Da Páscoa à Ascensão 40 Dias Vão”, a maior festa do concelho e da região, a Semana da Ascensão’22. Com entrada livre e gratuita, a festa que agrega todas as paixões culturais e gastronómicas da região e que reúne anualmente milhares de visitantes, decorre este ano de 21 a 29 de Maio, tendo o expoente máximo no dia 26, quinta-feira de Ascensão, feriado municipal.

Grandes bandas e artistas em cartaz

O cartaz reúne, como sempre, artistas de renome que prometem animar as noites, que marcam o regresso da maior festa do concelho da Chamusca, após dois anos de interregno devido à pandemia Covid-19. A Ascensão’22 arranca a 21 de Maio, com o grande concerto de Áurea e Marisa Liz, no palco principal, seguem-se Herman José (22 de Maio), Sara Correia (23 de Maio), Maninho (24 de Maio), Calema (25 de Maio), Ágata (26 de Maio), David Antunes (27 Maio), Syro (28 de Maio) e Fernando Daniel (29 de Maio), que fecha a maior semana de cultura e tradição do concelho da Chamusca.

Corrida de Toiros com cartel inédito

O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros, em Quinta-Feira de Espiga, dia 26 de Maio, feriado municipal. Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região.

É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção. A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros, na centenária Praça de Toiros da Chamusca.

O cartel deste ano promete uma corrida de toiros mista, inédita, com um cartaz único, no qual já está confirmada a presença dos matadores António Ferrera e Manuel Dias Gomes, os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Francisco Palha. Os grupos de forcados em praça serão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados oito toiros da Ganadaria Herdeiros Varela Corujo.

Actividades e oportunidades de negócio

A Semana da Ascensão apresenta uma das mostras empresariais mais importantes da região, com o objectivo de promover o empreendedorismo, como motor sustentável, através da divulgação de actividades e oportunidades de negócio, aproveitando a potencialidade da região, para a atracção de investimento e dinamização do tecido empresarial. Durante a maior semana do concelho da Chamusca, não vão faltar mostras gastronómicas, de artesanato e de produtos regionais, tasquinhas, fado, festa brava, desporto, cultura e especialmente tradição.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.