Áurea e Marisa Liz, Herman José, Sara Correia, Maninho, Calema, Ágata, David Antunes, Syro e Fernando Daniel são os cabeças-de-cartaz da semana da Ascensão, que este ano se realiza de 21 a 29 de Maio, na Chamusca.

O Município da Chamusca apresenta sob o mote “Da Páscoa à Ascensão 40 Dias Vão”, a maior festa do concelho e da região, a Semana da Ascensão’22. Com entrada livre e gratuita, a festa que agrega todas as paixões culturais e gastronómicas da região e que reúne anualmente milhares de visitantes, decorre este ano de 21 a 29 de Maio, tendo o expoente máximo no dia 26, quinta-feira de Ascensão, feriado municipal.

Grandes bandas e artistas em cartaz

O cartaz reúne, como sempre, artistas de renome que prometem animar as noites, que marcam o regresso da maior festa do concelho da Chamusca, após dois anos de interregno devido à pandemia Covid-19. A Ascensão’22 arranca a 21 de Maio, com o grande concerto de Áurea e Marisa Liz, no palco principal, seguem-se Herman José (22 de Maio), Sara Correia (23 de Maio), Maninho (24 de Maio), Calema (25 de Maio), Ágata (26 de Maio), David Antunes (27 Maio), Syro (28 de Maio) e Fernando Daniel (29 de Maio), que fecha a maior semana de cultura e tradição do concelho da Chamusca.

Corrida de Toiros com cartel inédito

O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros, em Quinta-Feira de Espiga, dia 26 de Maio, feriado municipal. Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região.

É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção. A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros, na centenária Praça de Toiros da Chamusca.

O cartel deste ano promete uma corrida de toiros mista, inédita, com um cartaz único, no qual já está confirmada a presença dos matadores António Ferrera e Manuel Dias Gomes, os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Francisco Palha. Os grupos de forcados em praça serão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados oito toiros da Ganadaria Herdeiros Varela Corujo.

Actividades e oportunidades de negócio

A Semana da Ascensão apresenta uma das mostras empresariais mais importantes da região, com o objectivo de promover o empreendedorismo, como motor sustentável, através da divulgação de actividades e oportunidades de negócio, aproveitando a potencialidade da região, para a atracção de investimento e dinamização do tecido empresarial. Durante a maior semana do concelho da Chamusca, não vão faltar mostras gastronómicas, de artesanato e de produtos regionais, tasquinhas, fado, festa brava, desporto, cultura e especialmente tradição.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…