A Rede de Bibliotecas da Chamusca (Biblioteca Municipal, Bibliotecas Escolares e Biblioteca Itinerante) associou-se à Semana da Leitura’23, numa iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que decorreu ao longo da semana passada (entre os dias 27 e 31 de Março) em vários locais da vila da Chamusca (Cineteatro, Biblioteca Municipal e Escola Básica e Secundária da Chamusca), dirigido ao ensino pré-escolar e ensino básico e secundário e a toda a comunidade chamusquense.

A iniciativa, que tem como objectivo celebrar e incentivar o prazer de ler através de múltiplas atividades que promovem a leitura, assim como o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas ou em espaços que se disponham a colaborar, contou com a organização do Município da Chamusca e da Rede de Bibliotecas da Chamusca.

O público do pré-escolar contou com a interpretação do livro “O monstro das cores”, de Anna Llenas, trazido pela Muzumbus, Associação Cultural.

Os alunos do 1º ciclo embarcaram numa viagem de foguetão à Galáxia dos Sentidos e através da história “O Foguetão dos Sentidos” foram à descoberta dos planetas da visão, audição, paladar, tato e olfato, primeiro através da palavra escrita e de seguida através de uma entusiasmante experiência interativa, com o objetivo de valorizar a importância dos cinco sentidos e do seu bom funcionamento.

Bru Junça, contadora de histórias, natural de Évora, regressou à Escola da Chamusca para uma sessão de contos dirigida aos alunos do 2ª ciclo no sentido de promover um espaço de escuta coletivo e criar um mundo imaginário baseado em contos, lengalengas ou canções da tradição oral.

Escritor, poeta, performer, mediador de leitura e comunicador de palavras carregadas de humor refinado, Paulo Condessa trouxe para o público do 3º ciclo e do ensino secundário o seu surpreendente e vibrante “Stand Up Poetry”. Neste espetáculo de poesia performativa, Paulo Condessa, recorre a ritmos, gestos, sons, expressão corporal e reinterpreta livremente poemas de reconhecidos autores de língua portuguesa numa sequência que desconcerta e faz pensar, impregnando a leitura com a energia de puro prazer e divertimento.

A encerrar a Semana da Leitura’23, no dia 01 de abril, Sónia Costa, natural de Santarém, licenciada em psicologia e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, trouxe o seu livro “Luna, histórias de uma fada”. Através da apresentação do seu livro, Sónia Costa, psicóloga no Agrupamento de Escolas da Chamusca (AEC), abordou o tema da depressão na infância com toda a comunidade, de forma a chamar a atenção para uma patologia cada vez mais frequente entre as nossas crianças e jovens.

Leia também...

Jovem de 18 anos detido por furtos e ofensas à integridade física

Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR por furtos em residência e ofensas à integridade física qualificada, no dia 9 de Julho,…

Ex-autarca de Rio Maior diz que não foi possível identificar como baldios terrenos alvo de processo

A ex-presidente da Câmara de Rio Maior disse ao Tribunal de Santarém que não foi possível identificar como baldios terrenos onde foram implantadas eólicas,…

Recolha de Sangue e Dadores de Medula em Vila Nova da Rainha

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Azambuja vai realizar uma recolha de sangue, no próximo dia 18 de Junho, entre…

Governo inclui mais 64 freguesias na lista de apoios aos agricultores devido aos incêndios

O Governo voltou a alargar a lista de freguesias afectadas pelos incêndios cujos agricultores podem recorrer ao mecanismo de apoio para a alimentação animal,…