A Rede de Bibliotecas da Chamusca (Biblioteca Municipal, Bibliotecas Escolares e Biblioteca Itinerante) associou-se à Semana da Leitura’23, numa iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que decorreu ao longo da semana passada (entre os dias 27 e 31 de Março) em vários locais da vila da Chamusca (Cineteatro, Biblioteca Municipal e Escola Básica e Secundária da Chamusca), dirigido ao ensino pré-escolar e ensino básico e secundário e a toda a comunidade chamusquense.

A iniciativa, que tem como objectivo celebrar e incentivar o prazer de ler através de múltiplas atividades que promovem a leitura, assim como o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas ou em espaços que se disponham a colaborar, contou com a organização do Município da Chamusca e da Rede de Bibliotecas da Chamusca.

O público do pré-escolar contou com a interpretação do livro “O monstro das cores”, de Anna Llenas, trazido pela Muzumbus, Associação Cultural.

Os alunos do 1º ciclo embarcaram numa viagem de foguetão à Galáxia dos Sentidos e através da história “O Foguetão dos Sentidos” foram à descoberta dos planetas da visão, audição, paladar, tato e olfato, primeiro através da palavra escrita e de seguida através de uma entusiasmante experiência interativa, com o objetivo de valorizar a importância dos cinco sentidos e do seu bom funcionamento.

Bru Junça, contadora de histórias, natural de Évora, regressou à Escola da Chamusca para uma sessão de contos dirigida aos alunos do 2ª ciclo no sentido de promover um espaço de escuta coletivo e criar um mundo imaginário baseado em contos, lengalengas ou canções da tradição oral.

Escritor, poeta, performer, mediador de leitura e comunicador de palavras carregadas de humor refinado, Paulo Condessa trouxe para o público do 3º ciclo e do ensino secundário o seu surpreendente e vibrante “Stand Up Poetry”. Neste espetáculo de poesia performativa, Paulo Condessa, recorre a ritmos, gestos, sons, expressão corporal e reinterpreta livremente poemas de reconhecidos autores de língua portuguesa numa sequência que desconcerta e faz pensar, impregnando a leitura com a energia de puro prazer e divertimento.

A encerrar a Semana da Leitura’23, no dia 01 de abril, Sónia Costa, natural de Santarém, licenciada em psicologia e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, trouxe o seu livro “Luna, histórias de uma fada”. Através da apresentação do seu livro, Sónia Costa, psicóloga no Agrupamento de Escolas da Chamusca (AEC), abordou o tema da depressão na infância com toda a comunidade, de forma a chamar a atenção para uma patologia cada vez mais frequente entre as nossas crianças e jovens.

Leia também...

Plataforma da A23 e A25 exige “suspensão imediata” das portagens face ao aumento do custo de vida

A Plataforma P’la Reposição das SCUT A23 e A25 exige que o Governo suspenda imediatamente as portagens naquelas vias, face ao agravamento generalizado dos…

1.º curso superior a nível mundial na produção bioindustrial de insectos nasce em Santarém

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Bioindustrial de Insectos, foi aprovado pelo Governo e irá funcionar na Escola Superior Agrária de Santarém,…

‘Tejo a Copo’ põe à prova vinhos de 26 produtores

Depois de um ano de interregno forçado pela pandemia, o evento vínico ‘Tejo a Copo’ regressa já no Sábado, dia 12 de Março. Entre…

Apenas Diatchenko sobrevive a dia de surpresas no Santarém Ladies Open

A primeira cabeça-de-série, Vitalia Diatchenko, 119.ª do ranking mundial, foi uma das únicas favoritas a garantir a continuidade nesta 6.ª edição do Santarém Ladies…