A equipa de seniores femininos do Vitória Clube de Santarém teve uma estreia oficial em 2019/20 positiva. As vitorianas venceram por 4-2 na recepção ao Barranha Sport Clube (AF Porto), triunfo que garantiu a passagem à 2.ª eliminatória da Taça de Portugal de Futsal Feminino, uma prova na qual são já as únicas representantes do distrito de Santarém.
Numa bem composta Nave Municipal, a festa da Taça chegou a Santarém pelas 18h00, com as pupilas de Leonor Meneses a depararem-se, ao longo de toda a partida, com a réplica tenaz do conjunto nortenho. Ainda assim, superioridade indiscutível do Vitória em todos os capítulos do jogo, saltando à vista o sem-número de oportunidades esbanjadas.
Os golos apontados por Carina Luz, Pulga, Piolho e Filipa Pedro confirmam, assim, a especial apetência das vitorianas para a prova-rainha do calendário da Federação Portuguesa de Futebol, pretendendo replicar as duradouras caminhadas das temporadas anteriores, em que têm feito notar com amplo destaque a bandeira de Santarém pelos maiores palcos nacionais.
Iniciados corajosos frente ao Sporting
Já no domingo, o Vitória Clube de Santarém, viveu outro capítulo especial na sua história, com a recepção ao Sporting Clube de Portugal em encontro a contar para a 3.ª jornada do Campeonato Nacional Sub-15 de Futsal.
Num duelo entre dois dos únicos quatro clubes do País certificados como Entidades Formadoras de 4 Estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol, levou a melhor a favorita formação leonina, por 1-11.
Os jovens atletas do vitória conseguiram manter o 0-0 até aos 14 minutos da 1.ª parte, chegaram mesmo a adiantar-se no marcador, fruto de um golo de André Paulo, a seis minutos do intervalo.
Este momento de forte emoção, que entusiasmou a composta plateia da Nave Municipal, espicaçou os sportinguistas, que, trinta segundos mais tarde, furaram finalmente a barreira vitoriana, explorando doravante o desnorte colectivo que se apoderou do mais inexperiente conjunto comandado por Pedro Silva.
Após o terrível ciclo inicial ditado pelo sorteio (com confrontos diante dos poderosos Benfica, GMDUP Azeitão e Sporting), o Vitória Clube de Santarém procurará agora encetar um percurso em busca dos pontos que lhe garantam a manutenção na principal prova nacional do escalão Sub-15.
Confira aqui todos os resultados dos jogos do Vitória CS no fim de semana de 19 e 20 de Outubro:
BENJAMINS “A”: Vitória C. Santarém “A”, 7 – Alcobertas, 1
(Maria Ferreira 3, Tiago Gomes 2, Raphaella, Joao Esteves)
BENJAMINS “B”: UF Entroncamento, 1 – Vitória C. Santarém “B”, 6
(Martim Girão 3, Zé Barriga, Daniel Silva, João Coelho)
INFANTIS “A”: Vitória C. Santarém “A”, 6 – Académica Rio Maior, 7
(Fred Sardinheiro 2, Salvador Mendes, João Canelas, Tiago Martins, Martim Paulino)
INFANTIS “B”: Laranja Mecânica “A”, 4 – Vitória C. Santarém “B”, 1
(António Monteiro)
INICIADOS “A”: Vitória C. Santarém, 1 – Sporting CP, 11
(André Paulo)
INICIADOS “B”: Futalmeirim, 4 – Vitória C. Santarém “B”, 5
(Simão Moteiro 2, Tony Quito, FF, Carlos Bernardino)
JUVENIS MASCULINOS: CAS Vicentense, 1 – Vitória C. Santarém, 4
(Xavi Malpique 2, Miguel Neves 2)
JUNIORES MASC: Vitória C. Santarém, 8 – Académica Rio Maior, 1
(Bernardo Bernardino 2, Miguel Garcia 2, João Peitaço, Diogo Soares, Francisco Maxi, Ricardo Bernardino)
SENIORES FEMININOS: Vitória C. Santarém, 4 – Barranha SC, 2
(Carina Luz, Pulga, Piolho, Filipa Pedro)