O Município de Azambuja e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promoveram o lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo e a inauguração do PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro, seguindo-se de uma caminhada no nosso percurso, no dia 20 de Outubro, na localidade de Vila Nova de S. Pedro, concelho de Azambuja.

No lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, anunciou publicamente a aposta no processo de Certificação do Torricado para o ano 2020.

Esta certificação tem como objectivo promover a gastronomia como um dos elementos da identidade do nosso concelho, através da valorização do produto local, Torricado d’Azambuja, certificando este prato típico que tem um conjunto de características únicas da região do Ribatejo.

Ainda durante o evento, o Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo afirmou que esta certificação terá como ponto de partida o Município de Azambuja, reforçando que “a certificação do Torricado é uma questão fulcral hoje em dia, porque temos um turista cada vez mais exigente, mais culto, mais informado e que exige cada vez mais aquilo que tem um selo de qualidade e um selo de certificação”.

A Câmara Municipal de Azambuja já em 2018 lançou a marca “Azambuja Terra do Torricado”, numa aposta clara na promoçãoda identidade e das potencialidades daquele território.

Já o Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo, trata-se de uma publicação editada pela entidade responsável pela promoção turística da região, em colaboração com os onze municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, propondo aos amantes das actividades de contacto com a natureza um conjunto de onze percursos pedestres que levam à descoberta dos encantos naturais e do património destes concelhos ribatejanos. O Concelho de Azambuja marca presença nesta publicação com um itinerário designado por PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro.

À semelhança dos demais percursos ali apresentados, trata-se de uma ‘pequena rota’ (PR) com uma extensão de 7,3 quilómetros que se percorrem em, aproximadamente, três horas. O percurso é de tipo circular e está classificado com o grau de dificuldade ‘fácil’, atingindo uma altitude máxima de 104 metros e uma subida acumulada de 116 metros.

Os principais atractivos do percurso são a paisagem natural desta área conhecida localmente como “Alto Concelho de Azambuja”, bem como o povoado pré-histórico que dá nome ao percurso (“castro”) que está classificado como monumento nacional.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…