Foi absolutamente alucinante o regresso às vitórias da equipa sénior masculina do Vitória Clube de Santarém no Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal: na recepção ao histórico Clube Desportivo Nacional (Madeira), a descarga de emoções que valeu os primeiros três pontos do ano civil de 2024 surgiu a somente seis segundos do final da partida, num tento obtido pelo reforço Fredy Lopes.

Foi, de resto, uma estreia de sonho para o jovem de 22 anos (antigo campeão nacional sub-20 pelo Sporting CP), que, à entrada para o último minuto de jogo, quando os madeirenses venciam por 3-4, apontou também o golo do empate, numa altura em que os vitorianos já alinhavam no sistema de guarda-redes avançado.

Privado de três unidades importantes por castigo, o conjunto orientado por João Correia amealhou assim três pontos fundamentais na luta pela manutenção, materializados na subida ao 9.º posto da Série D.

Três vitórias “nacionais”

O triunfo da equipa sénior seria o primeiro dos três obtidos pelo Vitória Clube de Santarém em competições de âmbito nacional no fim de semana de futsal de 13 e 14 de Janeiro, antecedendo, nas horas seguintes, os de juniores masculinos e iniciados.

Primeiro, a finalizar um intenso dia de sábado nos pavilhões municipais de Santarém, os sub-19 vitorianos iniciaram em grande estilo a 2.ª Fase do Campeonato Nacional da II Divisão, vencendo o Matosinhos Futsal Clube (AF Porto) por 3-0.

Numa emocionante partida decidida na recta final, os golos de André Paulo, Jota Santana e Gui Casaca constituem tónico importante para embalar a turma comandada por Pedro Mesquita rumo à tão ambicionada permanência na elite do futsal nacional.

Já no domingo, em partida do Campeonato Nacional Sub-15, o Vitória superiorizar-se-ia à Casa do Benfica Charneca da Caparica (AF Setúbal) por 3-2, provando dispor de argumentos para conseguir manter-se, pela sexta temporada consecutiva, na principal prova de Portugal nesta faixa etária.

Exibição de dois cartões brancos

Enquanto clube certificado com a Bandeira da Ética pelo IPDJ, a competitividade e o sucesso desportivo do Vitória Clube de Santarém vêm assentando em princípios e valores sólidos, e a última semana de futsal foi disso exemplo cabal, com a atribuição de dois cartões brancos em jogos de futsal.

Primeiro, foi Ana Matias, treinadora dos escalões vitorianos de benjamins, juvenis e juniores femininos, a merecer a exibição do cartão mais desejado, instrumento usado pelas equipas de arbitragem para distinguir os mais louváveis actos de fair play.

O momento teve lugar no encontro do Campeonato Nacional Sub-19 de Futsal Feminino que opôs as vitorianas à CB Castanheira do Ribatejo, com a técnica azul e branca a tomar a decisão de retirar uma atleta da quadra quando o adversário se viu reduzido a quatro elementos, por motivo de lesão.

Um ato que valeu ainda a atribuição de um troféu por parte da Federação Portuguesa de Futebol, entregue por Jorge Maia, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Santarém, no último sábado, na Nave Municipal.

Depois, no Pego, o contemplado foi o veterano Telmo Guilherme, que, no encontro em que o Vitória venceria o CD Os Patos, campeão em título, abdicou de empurrar o esférico para a baliza deserta, apercebendo-se de que um oponente estava caído na quadra.

Exemplos importantes para as mais de duas centenas de jovens atletas movimentadas por uma entidade formadora de referência em Portugal na modalidade de futsal.

Leia também...

‘Os Ex-União Desportiva de Santarém” vão ter sede cedida pelo Município de Santarém

O Município de Santarém aprovou a cedência de um edifício no Campo…

Patrícia Sampaio quer chegar ao topo do judo e ser cabeça de série em Tóquio2020

Os resultados e o crescimento que teve em 2019 mostram uma judoca…

Santarém recebe a 2ª etapa do Circuito Nacional de Teqball

No ‘mítico’ Ringue dos Caixeiros.

Chamusca associa-se a projecto “Bora lá meninas, vamos jogar Futebol”

O Campo Municipal de Futebol da Chamusca recebeu, no passado dia 7…