Foto: CNE Região de Santarém

Os Encontros Regionais de Lobitos e de Pioneiros decorreram entre os dias 2 e 6 de Julho, no Campo Escola de Serra d’Aire, onde foram realizadas diversas atividades, jogos e desafios.

Decorreu no Campo Escola de Serra d’Aire, entre os dias 2 e 6 de Julho, o Encontro Regional de Lobitos (ERL) e o Encontro Regional de Pioneiros (ERP), em regime de acampamento, que reuniu cerca de 500 escuteiros da região de Santarém. Os encontros estiveram assentes em “duas atividades distintas, com programas e imaginários diferentes, mas a coabitar num mesmo espaço para a gestão de recurso”, explicou Diana Cardoso, Chefe de Campo.

A duração dos encontros regionais foi a grande novidade do presente ano, que teve, pela primeira vez, a duração de cinco dias. “Os nossos escuteiros estão pouco tempo em campo. Cresce-se mais num dia em campo do que em 3 meses na sede”, sublinhou Diana Cardoso.

O Encontro Regional reuniu 163 lobitos, oriundos de 14 agrupamentos. Jogos, desafios, workshops e cinema ao ar livre, foram algumas das atividades desenvolvidas e praticadas pelos jovens lobitos nas encostas montanhosas da Serra d’Aire e onde se perpetuaram valores como a amizade. “Divirtam-se o máximo que consigam, tirem as melhores memórias daqui e façam muitas amizades”, foi a mensagem que Mariana Gameiro, Coordenadora do Covil Regional, quis deixar aos lobitos.

Foto: CNE Região de Santarém

Relativamente ao ERP, estiveram presentes 217 pioneiros, representando 24 agrupamentos. Vivido em três fases distintas: Desafio, superação e novo mundo, o acampamento contou com inúmeras atividades, como um raid de montanha e múltiplas oficinas, onde foram ensinadas várias técnicas básicas de sobrevivência. Para além das atividades diurnas, as noites foram marcadas ainda por momentos de partilha e serões acústicos de músicas e guitarradas.

“Além das peripécias do dia-a-dia, o momento mais marcante foi quando estivemos todos reunidos à noite a cantar músicas”, referiu com nostalgia Laura Ferreira, pioneira do Agr. 1213-São João da Ribeira.

No sábado, com todos reunidos em campo, o fim da tarde foi marcado pela eucaristia conjunta dos dois Encontros Regionais, presidida por D. José Traquina, Bispo de Santarém.

Os dois encontros regionais com a duração de cinco dias, contaram com a colaboração de uma equipa de staff, composta por 33 caminheiros e dirigentes, para além dos cerca de 60 dirigentes que acompanharam os seus escuteiros. “Não há melhor maneira de começar o percurso de caminheira a ajudar e a servir, numa secção que me disse muito”, afirmou Maria Luís Pita, caminheira do agrupamento 1120-Cartaxo.

A região de Santarém corresponde geograficamente à área da Diocese de Santarém e conta com agrupamentos locais em 12 concelhos: Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Alcanena, Santarém, Rio Maior, Golegã, Alpiarça, Cartaxo, Almeirim e Salvaterra de Magos. Segundo os censos de 2025, a região tem 1656 escuteiros, acompanhados por 445 adultos voluntários.

Leia também...

Mulher resgatada sem vida na albufeira de Castelo de Bode

Uma mulher de 47 anos foi resgatada sem vida na albufeira de Castelo de Bode, na tarde desta quarta-feira, 28 de Julho, em Martinchel,…

Livro “Mulheres Incomuns” apresentado em Torres Novas

O livro “Mulheres Incomuns” vai ser apresentado no sábado, dia 16 de Março, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Torres Novas, numa sessão…

Vitória organizou acção de sensibilização para a dádiva de sangue

O Vitória Clube de Santarém, em parceria com o Grupo de Dadores de Sangue de Pernes e o Jornal Correio do Ribatejo promoveu, na…

PSP apreende duas espingardas em processo de crime de ameaça agravada

A Polícia de Segurança Pública apreendeu duas armas num processo relacionado com um crime de ameaça agravada pela utilização de arma de fogo, no dia…