Os Encontros Regionais de Lobitos e de Pioneiros decorreram entre os dias 2 e 6 de Julho, no Campo Escola de Serra d’Aire, onde foram realizadas diversas atividades, jogos e desafios.
Decorreu no Campo Escola de Serra d’Aire, entre os dias 2 e 6 de Julho, o Encontro Regional de Lobitos (ERL) e o Encontro Regional de Pioneiros (ERP), em regime de acampamento, que reuniu cerca de 500 escuteiros da região de Santarém. Os encontros estiveram assentes em “duas atividades distintas, com programas e imaginários diferentes, mas a coabitar num mesmo espaço para a gestão de recurso”, explicou Diana Cardoso, Chefe de Campo.
A duração dos encontros regionais foi a grande novidade do presente ano, que teve, pela primeira vez, a duração de cinco dias. “Os nossos escuteiros estão pouco tempo em campo. Cresce-se mais num dia em campo do que em 3 meses na sede”, sublinhou Diana Cardoso.
O Encontro Regional reuniu 163 lobitos, oriundos de 14 agrupamentos. Jogos, desafios, workshops e cinema ao ar livre, foram algumas das atividades desenvolvidas e praticadas pelos jovens lobitos nas encostas montanhosas da Serra d’Aire e onde se perpetuaram valores como a amizade. “Divirtam-se o máximo que consigam, tirem as melhores memórias daqui e façam muitas amizades”, foi a mensagem que Mariana Gameiro, Coordenadora do Covil Regional, quis deixar aos lobitos.
Relativamente ao ERP, estiveram presentes 217 pioneiros, representando 24 agrupamentos. Vivido em três fases distintas: Desafio, superação e novo mundo, o acampamento contou com inúmeras atividades, como um raid de montanha e múltiplas oficinas, onde foram ensinadas várias técnicas básicas de sobrevivência. Para além das atividades diurnas, as noites foram marcadas ainda por momentos de partilha e serões acústicos de músicas e guitarradas.
“Além das peripécias do dia-a-dia, o momento mais marcante foi quando estivemos todos reunidos à noite a cantar músicas”, referiu com nostalgia Laura Ferreira, pioneira do Agr. 1213-São João da Ribeira.
No sábado, com todos reunidos em campo, o fim da tarde foi marcado pela eucaristia conjunta dos dois Encontros Regionais, presidida por D. José Traquina, Bispo de Santarém.
Os dois encontros regionais com a duração de cinco dias, contaram com a colaboração de uma equipa de staff, composta por 33 caminheiros e dirigentes, para além dos cerca de 60 dirigentes que acompanharam os seus escuteiros. “Não há melhor maneira de começar o percurso de caminheira a ajudar e a servir, numa secção que me disse muito”, afirmou Maria Luís Pita, caminheira do agrupamento 1120-Cartaxo.
A região de Santarém corresponde geograficamente à área da Diocese de Santarém e conta com agrupamentos locais em 12 concelhos: Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Alcanena, Santarém, Rio Maior, Golegã, Alpiarça, Cartaxo, Almeirim e Salvaterra de Magos. Segundo os censos de 2025, a região tem 1656 escuteiros, acompanhados por 445 adultos voluntários.