Sete finalistas regionais do distrito de Santarém apurados para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Já são conhecidos os sete finalistas regionais do distrito de Santarém para as 7 Maravilhas da Cultura Popular. A região vai estar representada no concurso pelas ‘Capelas Enfeitadas com Tapetes de Flores’ do Sardoal, a ‘Cestaria em Junco’ de Coruche, a ‘Festa da Bênção do Gado’ de Torres Novas’, a ‘Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem de Constância’, a ‘Manta de Minde’ de Alcanena, o ‘Picareto’ de Mação e as ‘Velas de Cardigos’ também em Mação.

Os finalistas foram conhecidos no passado dia 7 de Junho, na primeira gala emitida em directo pela RTP. Os finalistas foram votados pelo Painel de Especialistas composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, que elegeu sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional.

Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em directo, a transmitir no mês de Julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão directamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

PUBLICIDADE

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto.

A 5 de Setembro será efectuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® – SICAL, no prime-time da RTP.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS