“Setúbal Terra de Peixe” deu o mote, sábado, 29 de Fevereiro, na Casa do Campino, ao primeiro encontro do “Portugal à mesa em Santarém”, no âmbito dos 40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) que este ano se comemoram.

Através da “Casa da Baía” estiveram representados vários produtos regionais, e em complemento à “feira de sabores” de Setúbal, nos claustros, funcionou no “bar da pedra” a Tasca do Choco, onde os escalabitanos puderam petiscar sandes de choco frito, empadas e pataniscas de choco, para além da inovadora pizza de choco, iguarias que atraíram diversos tipo de público ao evento.

A tarde de descoberta de Setúbal em Santarém culminou num jantar solidário, promovendo o melhor da região através das propostas gastronómicas do chef Álvaro Santos.

O presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, João Leite, fez questão de recordar a importância dos 40 anos do FNG e o desafiante programa de actividades que lhe está associado.

Os alunos do Curso de Hotelaria e Restauração da Escola Profissional do Vale do Tejo asseguraram a preparação e o serviço de mesa.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou a importância histórica e cultural do FNG como modelo e origem de “outros festivais gastronómicos”.

Por último, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, reiterou a importância da efeméride dos 40 anos do FNG, cujo programa alia as várias dimensões culturais e patrimoniais da gastronomia, reforçando o objectivo de “Santarém ser um grande e bom restaurante de Portugal”.

A refeição foi servida ao som do fado, na voz de Maria Caetana, acompanha na guitarra por Paulo Serra e por Francisco Felgueiras na viola.

A próxima edição do “Portugal à Mesa em Santarém” terá lugar no mês de Junho, com programa a anunciar brevemente.

Leia também...

“Transporte a Pedido” do Médio Tejo premiado em concurso da Comissão Europeia

O projecto “Transporte a Pedido”, implementado em 13 municípios do Médio Tejo, venceu hoje o prémio de “Valorização da mobilidade verde na ferrovia das…

DIAP de Évora arquiva processo relativo ao fogo de Mação

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Évora decidiu hoje arquivar o processo relativo ao incêndio em Mação (Santarém) em 2017,…

“Faltam cinco minutos para as 23 horas” – João Paulo Diniz fala sobre a senha que mudou o país

Foi na rádio que se ouviram as senhas que secretamente deram o sinal para a saída das tropas dos quartéis na madrugada do dia…

GNR detém incendiário em Salvaterra de Magos

Um homem de 63 anos foi detido pela GNR pelo crime de incêndio rural, no passado dia 5 de Julho, no concelho de Salvaterra…