A empresa de plásticos Silvex está hoje a fazer uma descontaminação total a todas as instalações que possui em Benavente, após confirmação, na madrugada de sábado, de um trabalhador infectado com covid-19.

A empresa encerrou nesse dia os seis pavilhões fabris que possui no complexo industrial de Benavente e, depois da descontaminação de hoje, espera retomar a laboração normal na terça-feira, afirma a administração em comunicado.

Segundo a nota, o trabalhador cujo teste deu positivo “estava em casa desde a passada quarta-feira, em isolamento social, dia em que reportou sintomas”, tendo, assim que foi conhecido o resultado, sido accionados os contactos com a delegada de saúde, que recomendou a descontaminação do pavilhão e a colocação dos 18 trabalhadores que laboravam nesse espaço em quarentena.

Contudo, “o Grupo de Acompanhamento da Silvex para a covid-19 deliberou internamente o encerramento imediato de todos os pavilhões de produção e do edifício administrativo, para assim garantir uma descontaminação total”, afirma a nota.

A empresa indica que criou o grupo de acompanhamento no início de Fevereiro e “implementou um apertado Plano de Contingência com o objectivo de garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores, assim como um plano de comunicação interna regular e de total transparência, capaz de fornecer a informação e conselhos relevantes numa base diária”.

“Foram tomadas todas as medidas de prevenção adaptadas ao tipo de laboração fabril e às instalações em particular, e fornecido o necessário material de protecção pessoal, incluindo luvas, máscaras e óculos”, acrescenta.

A responsável pela Higiene e Segurança no Trabalho da Silvex está em contacto directo com a delegada de saúde da zona e vai reforçar as medidas preventivas já implementadas, bem como antecipar outras previstas no plano de contingência, tal como o começo de controlo de temperaturas de forma regular, afirma ainda o comunicado.

No ponto de situação sobre a situação epidemiológica no município de Benavente, divulgado hoje de manhã pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, é reportada a existência de dois casos confirmados no concelho, ambos não residentes na zona (incluindo o trabalhador da Silvex).

Segundo o comunicado, além dos 14 trabalhadores da Silvex em vigilância activa, há mais sete casos em isolamento social e vigilância activa no concelho.

Leia também...

Coruchense contrata ex-treinador do Al Wahda

José Vasques vai assumir os comandos da equipa de futebol sénior do Grupo Desportivo Coruchense anunciou o clube esta sexta-feira, 8 de Fevereiro, numa…

Cidade de Santarém passa a ter duas áreas dedicadas de atendimento de doentes respiratórios

A cidade de Santarém passa a ter dois locais distintos para atendimento de doentes com problemas respiratórios, incluindo a covid-19, a partir do próximo…

Hospitais do Médio Tejo com reforço de 60 profissionais de saúde

Os hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vão ter um reforço de 60 profissionais de saúde para a prestação cuidados de saúde…

Seis concelhos do Médio Tejo recebem 20 actuações dos “Caminhos da Pedra” no fim-de-semana

O programa cultural em rede “Caminhos da Pedra” leva, de quinta-feira a domingo, duas dezenas de actuações a seis concelhos do Médio Tejo, depois…