O Aeródromo Municipal Cosme Pedrógão, em Santarém, realizou esta segunda-feira, 28 de Outubro, um simulacro de emergência à escala total, que testou a coordenação dos serviços de socorro face a um cenário complexo de acidente aéreo. A simulação envolveu uma colisão entre um helicóptero de combate a incêndios e um avião civil, resultando em 11 feridos, na sua maioria com fracturas e queimaduras. Este exercício, essencial para a manutenção do Certificado de Aeródromo, envolveu cerca de 160 elementos de diversas entidades, incluindo cerca de 60 operacionais de socorro, apoiados por 13 viaturas, sob a supervisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Filipe Almeirante, diretor do Aeródromo, fez um balanço “muito positivo” do exercício, destacando a “óptima coordenação” entre as entidades envolvidas, mas notando pequenos ajustes necessários para melhorar a resposta a emergências. “Detectámos um ou outro ponto a ajustar, mas nada de grave. E é justamente para corrigir eventuais falhas que fazemos estes simulacros”, sublinhou.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, acompanhou o simulacro, reforçando o compromisso do município com a segurança e a preparação operacional do aeródromo. Anunciou, ainda, um reforço de meios para a Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém, visando aumentar a capacidade de resposta do aeródromo na próxima época de incêndios.

Durante o simulacro, foi accionado um helicóptero de combate a incêndios para uma ocorrência em Biscainho, Coruche, mas, ao regressar, o helicóptero sofreu um incêndio no motor, obrigando a uma aterragem de emergência. Durante a aterragem, colidiu com um avião civil que tentava descolar sem autorização, situação que levantou suspeitas à PSP. A polícia mobilizou cerca de vinte agentes, que, ao apreenderem um passageiro em fuga, identificaram armas e 50 quilos de estupefacientes a bordo do avião.

A operação de socorro envolveu corpos de bombeiros de Santarém, Alcanede, Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Pernes, Rio Maior e Salvaterra de Magos, além da Cruz Vermelha e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santarém. O simulacro incluiu a instalação de um hospital de campanha e um corredor de emergência até ao Hospital Distrital de Santarém, com o apoio da PSP.

Leia também...
Foto de Arquivo

Colisão de dois veículos ligeiros em Benavente provoca seis feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, em Benavente, provocou no domingo, 10…

Município do Entroncamento dinamiza as férias de verão com actividades infantis

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, o Município do…

Abrantes com dois representantes na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Martinho Jorge Nogueira da Silva, do 4.º Ano, do 1.º ciclo do…

Salvaterra de Magos dinamiza Campanha de Recolha de Brinquedos

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a dinamizar, pelo segundo…