O Sindicato SITE-CSRA manifestou hoje preocupação com o futuro dos 200 trabalhadores da fábrica da Tupperware em Montalvo (Constância), que vai encerrar em janeiro, defendendo a intervenção do Governo e do Ministério do Trabalho na proteção social e económica.

“O Estado, e o próprio Ministério do Trabalho, deveria assumir uma postura diferente sobre o assunto porque são 200 trabalhadores, que arrastam atrás de si famílias, com todo o impacto que isto possa ter para a economia local e nacional, e isso preocupa-nos”, disse hoje à Lusa Ricardo Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE-CSRA).

A fábrica da Tupperware instalada em Montalvo, Constância, vai encerrar a atividade no dia 08 de janeiro e despedir os cerca de 200 trabalhadores, informou hoje o presidente da Câmara Municipal.

“Também sabemos que o município já tomou algumas iniciativas, mas o que é certo é que até à data do fecho da fábrica a empresa mantém uma postura fechada, de não diálogo, e daí que eu também ache que os organismos públicos com responsabilidade deveriam intervir e de uma forma muito mais ativa”, declarou o dirigente sindical.

Ricardo Rodrigues já havia antecipado à Lusa que “o encerramento da Tupperware, caso se concretizasse, significaria um drama para as centenas de trabalhadores” e “seria igualmente desastroso para o concelho de Constância, para a região e para o país”, tendo defendido que o problema deveria “merecer a maior atenção e tomada de medidas por parte do Estado e, em particular, do Governo”.

Hoje, o sindicalista reiterou a necessidade da intervenção da tutela e manifestou solidariedade com os trabalhadores que vão ser afetados pelo fecho da fábrica.

“Uma vez que se confirma já o fecho da empresa, o sindicato está de braços abertos e preparado para estar ao lado dos trabalhadores para tudo o que necessitem”, afirmou.

A fábrica da multinacional Tupperware em Portugal, a funcionar desde 1980, dependia a 100% da casa-mãe norte-americana, com o anúncio do pedido de declaração de insolvência a ter consequências diretas na unidade portuguesa, hoje conhecidas, e que vai deixar no desemprego os 200 trabalhadores que ali eram efetivos.

“Ontem [quinta-feira] decorreu uma reunião com os trabalhadores da Tupperware onde foi comunicado pelos responsáveis que a fábrica só estará a laborar até 08 de janeiro. Será o último dia e os 200 trabalhadores que lá estão serão despedidos”, disse hoje à Lusa o presidente do município de Constância, Sérgio Oliveira.

Tendo feito notar que “a Câmara Municipal e os seus serviços estão disponíveis para ajudar e apoiar os trabalhadores dentro daquilo que for possível”, o autarca disse ter sido “surpreendido” como o anúncio do fecho da fábrica e que depositava expectativas noutro desfecho.

“É uma notícia triste para o concelho de Constância e para toda a região. A Tupperware, ao longo destes anos, tem tido um papel muito importante no número de postos de trabalho, diretos e indiretos”, declarou.

Diversos partidos políticos e dirigentes sindicais manifestaram ao longo dos últimos meses preocupação com a incerteza sobre o futuro dos 200 trabalhadores da fábrica da Tupperware em Montalvo, tendo criticado a “falta de informação” sobre o processo de falência da multinacional.

No dia 25 de setembro, em comunicado, o presidente da Câmara de Constância havia indicado que o vice-presidente da Tupperware Europa disse não saber o futuro da empresa, que estava “em fase de negociação com os investidores” e a “trabalhar para criar uma estratégia para que empresa seja mais atrativa”.

Acrescentou ainda ter sido informado de que “pararam a produção na Tupperware Portugal, Bélgica e África do Sul, porque têm muito stock”.

Em 18 de setembro, a Lusa solicitou esclarecimentos por escrito à empresa, não tendo obtido resposta até ao momento.

Leia também...

Ourém oferece primeiros 90 minutos gratuitos no estacionamento da autarquia

Os primeiros 90 minutos de utilização do parque de estacionamento subterrâneo dos Paços do Concelho de Ourém são gratuitos. “Com o propósito de apoiar…

GNR registou oito mortos nos últimos três dias

A GNR registou nos últimos três dias 699 acidentes, dos quais resultaram oito mortos, 21 feridos graves e 189 ligeiros, segundo dados provisórios da…

Entrega de propostas para concessão da exploração e gestão do Mercado Municipal de Santarém até 12 de Novembro

O Município de Santarém informa que foi prorrogado o prazo de entrega de propostas ao procedimento de concessão da exploração e gestão do Mercado…

Escolas Básicas da Romeira e Pernes obtiveram investimento nas suas instalações

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Leite, Vice-Presidente da CMS com o pelouro da Educação e Vania Horta, Chefe da…