Dez mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes, disse a delegada de Saúde, dando ainda conta de um total de 16 utentes e sete profissionais infectados.

“Os dados actualizados do surto no lar do Pego indicam que temos, infelizmente, 10 óbitos a lamentar e 16 utentes ainda positivos, dos quais quatro estão hospitalizados e 12 estão em ERPI [estrutura residencial para pessoas idosas]”, disse à Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo.

A responsável notou uma “evolução positiva” no surto, que foi detectado em 29 de Outubro, afectando inicialmente 35 pessoas, entre utentes e funcionários.

Maria dos Anjos Esperança disse que os resultados dos testes mais recentes efectuados a utentes e funcionários daquela ERPI indicam que “apenas sete profissionais estão ainda positivos, tendo 23 apresentado teste negativo” ao novo coronavírus.

“O surto está estabilizado e sem casos novos nos últimos dias”, afirmou, destacando a recuperação da doença de vários utentes com mais de 90 anos.

Com 65 utentes e 71 funcionários, a ERPI registou um total de pelo menos 87 pessoas infectadas, dos quais resultaram 10 óbitos entre utentes.

Maria dos Anjos Esperança disse que os óbitos se reportam a pessoas com idade avançada, com outras patologias respiratórias e cardíacas.

Os primeiros três óbitos foram confirmados em 11 de Novembro, tendo aumentado para cinco mortes dois dias depois, altura em que estavam 15 utentes hospitalizados.

Em 14 de Novembro, numa nota de pesar às famílias afectadas, publicada na página oficial na rede social Facebook, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, confirmou a existência de sete mortes relacionadas com a covid-19 na ERPI do Pego. No dia 17 de Novembro, a delegada de Saúde confirmou o oitavo óbito na instituição, número que aumentou agora para 10.

Segundo os dados divulgados na terça-feira pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, o concelho de Abrantes tem 465 casos de covid-19 desde o início da pandemia e 173 pessoas recuperadas da doença, estando o município integrado na listagem de risco muito elevado.

Leia também...

Funcionária de lar no Cartaxo testa positivo à covid-19

Uma funcionária da Casa de Santa Cruz, residência para idosos pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, testou positivo à covid-19, na quinta-feira,…

PJ detém dois homens suspeitos de atearem fogo no concelho da Azambuja

Dois homens, com 18 e 21 anos de idade, foram detidos pela Polícia Judiciária, com a colaboração do posto da GNR de Aveiras de…

FITIJ traz teatro e artes à região de 01 a 07 de Outubro

A XIV edição do FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes, terá lugar na cidade de Santarém e na região, de 01 a…

EDP fecha único posto de atendimento no Vale do Tejo

A EDP Comercial encerrou, recentemente, o posto de atendimento em Salvaterra de Magos, que servia mais de 50 mil clientes dos concelhos de Salvaterra…