Oito mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes, disse hoje a delegada de Saúde, dando conta de mais sete profissionais infectados e 17 utentes recuperados.

“Do surto no Lar do Pego temos 10 utentes internados e em termos de óbitos temos agora um total de oito no Centro Social do Pego”, disse à Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, tendo afirmado “preocupação” com os utentes internados “pela sua idade e por padecerem de outros problemas de saúde” e dado conta dos primeiros utentes recuperados da doença.

Maria dos Anjos Esperança disse ainda que foram hoje conhecidos os resultados dos testes mais recentes efectuados a utentes e funcionários daquela Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI), tendo referido que, “dos 54 testes efectuados a profissionais não infectados, 47 foram negativos e sete foram positivos” e que, “dos 43 testes realizados a utentes infectados, 22 ainda deram positivo, 17 foram negativos e quatro são inconclusivos”, sendo estes “repetidos amanhã”, quarta-feira.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, numa nota de pesar às famílias afectadas, publicada no sábado na página oficial na rede social Facebook, confirmou a existência de sete mortes relacionadas com a covid-19 na ERPI do Pego.

“De acordo com as autoridades de saúde, estes óbitos reportam-se a pessoas com idade avançada e com outras doenças associadas”, referiu, tendo apelado a que a comunidade “adopte escrupulosamente todas as recomendações das autoridades de saúde” e lembrado que “esta pandemia é um inimigo imprevisível e incontrolável”.

Com 65 utentes e 71 funcionários, a ERPI regista até hoje 87 pessoas infectadas, dos quais resultaram oito óbitos em utentes, estando ainda 10 pessoas internadas no Hospital de Abrantes.

Leia também...

PSP apreende armas em processo de violência doméstica

A Polícia de Segurança Pública apreendeu duas espingardas de caça, calubre 12GA,…

GNR e SEF em operação de combate à imigração ilegal em Alpiarça

A Guarda Nacional Republicana de Santarém e o Serviço de Estrangeiros e…

Dona Anica festeja 102 anos de vida

A Dona Anica festeja esta segunda-feira, 25 de Maio, 102 anos de…

Bombeiros de Freixianda com calendário solidário para angariar verbas

Como é tradição, e tendo como objectivo desejar as boas festas à…