Oito mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes, disse hoje a delegada de Saúde, dando conta de mais sete profissionais infectados e 17 utentes recuperados.
“Do surto no Lar do Pego temos 10 utentes internados e em termos de óbitos temos agora um total de oito no Centro Social do Pego”, disse à Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, tendo afirmado “preocupação” com os utentes internados “pela sua idade e por padecerem de outros problemas de saúde” e dado conta dos primeiros utentes recuperados da doença.
Maria dos Anjos Esperança disse ainda que foram hoje conhecidos os resultados dos testes mais recentes efectuados a utentes e funcionários daquela Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI), tendo referido que, “dos 54 testes efectuados a profissionais não infectados, 47 foram negativos e sete foram positivos” e que, “dos 43 testes realizados a utentes infectados, 22 ainda deram positivo, 17 foram negativos e quatro são inconclusivos”, sendo estes “repetidos amanhã”, quarta-feira.
O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, numa nota de pesar às famílias afectadas, publicada no sábado na página oficial na rede social Facebook, confirmou a existência de sete mortes relacionadas com a covid-19 na ERPI do Pego.
“De acordo com as autoridades de saúde, estes óbitos reportam-se a pessoas com idade avançada e com outras doenças associadas”, referiu, tendo apelado a que a comunidade “adopte escrupulosamente todas as recomendações das autoridades de saúde” e lembrado que “esta pandemia é um inimigo imprevisível e incontrolável”.
Com 65 utentes e 71 funcionários, a ERPI regista até hoje 87 pessoas infectadas, dos quais resultaram oito óbitos em utentes, estando ainda 10 pessoas internadas no Hospital de Abrantes.