A Associação para a Defesa do Património de Torres Novas assinala sexta-feira o solstício de verão com uma conversa sobre “O Almonda e o Ambiente”, evocando as jornadas sobre a despoluição do Almonda que realizou há 30 anos.

A iniciativa, a decorrer no auditório da Caixa Agrícola de Torres Novas, vai contar com a presença de Carlos Pimenta, que, enquanto secretário de Estado do Ambiente, participou nas jornadas de 1987 (ano em que foi aprovada a Lei de Bases do Ambiente) e que é agora convidado a falar sobre a “evolução das políticas ambientais, do que foram aqueles anos iniciais e de quais os desafios que temos hoje pela frente, incluindo a emergência global face às alterações climáticas”, afirma uma nota da ADPTN.

“Passados mais de 30 anos, muita coisa mudou e a situação do rio Almonda é hoje francamente melhor do que naquela época, mas ainda muito distante do que desejaríamos como comunidade”, afirma a associação, lembrando “os graves problemas associados à ribeira da Boa Água”.

No encontro participará ainda Artur Ascenso Pires, que falará sobre o “enquadramento actual da organização e funcionamento dos serviços ambientais em Portugal”, para clarificar sobre “papéis e responsabilidades das diferentes entidades”, sendo moderador Jorge Salgado Simões, geógrafo e monitor do grupo do Projecto Rios da ADPTN.

Leia também...

Autarcas e ambientalistas querem definição de caudais ecológicos no Rio Tejo

O movimento ambientalista proTejo disse ser “urgente definir caudais ecológicos no Rio…

Chamusca investe 760 mil euros em nova iluminação LED

Os trabalhos de substituição das actuais lâmpadas da iluminação pública por novas…

Substituição de conduta suspende abastecimento de água em Almeirim

A empresa Águas do Ribatejo (AR) vai suspender o abastecimento de água…

CDS preocupado com impacto da produção da Celtejo

O CDS-PP manifestou-se preocupado com o impacto que o aumento de produção…