O Município de Almeirim entregou oficialmente à Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o caderno de especificações para a certificação da Sopa da Pedra como especialidade gastronómica.  

Na cerimónia que decorreu na manhã desta quarta-feira, 24 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal, foi assinado ainda um protocolo entre a CVR Tejo e a Associação de Restaurantes da Sopa da Pedra para que os restaurantes de Almeirim tenham mais de cinquenta por cento de Vinhos do Tejo nas suas cartas.   

A Sopa da Pedra é o terceiro produto que Almeirim candidata à certificação de Bruxelas, depois das “Caralhotas” cujo caderno de encargos já foi entregue e o “Melão” que também está a ser preparado, numa parceira entre a Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo e a autarquia.

Apesar do processo ser da área do Ministério da Agricultura, Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim esclarece que o mesmo foi entregue à pasta do Turismo “pelo valor que o produto tem para Almeirim na área da economia e do turismo”.

Em relação ao timing dos processos em curso, o autarca revela que a expectativa é que o processo das Caralhotas e da Sopa da Pedra “estejam já no próximo ano com o processos de certificação concluídos. Estamos agora à espera para entregar o do melão que também queremos que esteja concluído no próximo ano”.

Pedro Ribeiro destaca ainda que a certificação é um factor de atractividade para a região, que vem dar valor e identidade ao produto.

Também o presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Tejo, Luís de Castro, lembra que a CVR Tejo “necessita do trabalho dos restaurantes para a divulgação dos seus vinhos” e adianta que a região vai ter um “crescimento de mais de 40 por cento em vinhos certificados” até ao final do ano.

Ana Mendes Godinho destaca a importância da certificação como forma de reconhecimento internacional pois a única especialidade portuguesa com certificação internacional é o Bacalhau de cura.

“Podemos estar aqui a dar um pedrada no charco para que haja mais produtos com certificação e é também uma forma de dar visibilidade a esta riqueza cultural da nossa gastronomia, que é cada vez mais um factor que leva as pessoas a vir a portugal.”

A governante realça ainda a união em torno do trabalho efectuado para a obtenção do certificado e capacitação que a certificação dá ao produto internacionalmente.

“É extraordinário a capacidade de união e junção de vários restaurantes neste projecto, através da associação. aqui claramente houve a identificação  de um objectivo comum, a capacidade de mobilização de todos para ganhar escala e a para ganhar cada vez mais esta capacidade de reconhecimento internacional. A certificação é um caminho para isso porque nos permite para isso de outra forma divulgar e promover internacionalmente produtos, que com este selo passam a ter uma marca que dá um chapéu de credibilidade e também a capacidade de chegar mais longe em termos de comunicação.”, conclui a secretária de estado.

Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, destaca que os produtos almeirinenses são diferenciadores na região daí ser fundamental a sua certificação.

“É fundamental porque pode-se fazer Sopa da Pedra em Sagres ou em Caminha mas não é verdadeira a Sopa da Pedra. Sopa da Pedra é em Almeirim, com os produtos próprios da zona, o pão, os enchidos, com aquilo que é mais referenciador aqui no território. Isso faz a diferença e hoje demos um passo importantíssimo.”    

Leia também...

Três homens apanhados a furtar de nora em ferro no valor de sete mil euros

A GNR do Cartaxo deteve três homens, em flagrante, a furtar um nora em ferro de uma empresa de extracção de inertes, no dia…

Concluída remoção de 15 mil m3 de lamas das águas do Tejo com “excelente qualidade”

Os trabalhos de remoção de lamas no rio Tejo, junto às Portas de Ródão, ficaram concluídos na semana passada, disse ontem o ministro do…

Surto fecha fábrica da Paladin na Golegã

A fábrica Mendes Gonçalves, maior empregador no concelho da Golegã, encerrou hoje as suas instalações depois de 11 dos 348 funcionários terem testado positivo…

Última Hora: Incêndio em agência funerária junto ao hospital de Santarém

Um princípio de incêndio deflagrou no final da manhã desta quarta-feira nas instalações de uma agência funerária na cidade de Santarém, localizada junto ao…