A classificação da ‘Sopa da Pedra de Almeirim’ como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) foi publicada no Jornal Oficial da União Europeia (UE).

O produto resulta, segundo a publicação, de “um modo de produção, transformação ou composição que corresponde a uma prática tradicional para esse produto ou género alimentício”, confecionado em Almeirim.

A origem do nome da sopa deve-se, oficialmente, “às suas características físicas, uma vez que se trata de um caldo grosso, castanho-avermelhado e com muitos ingredientes, alguém o comparou às pedras que formam o piso de muitas estradas que, ainda hoje, existem na zona histórica de Almeirim”.

No entanto, a sopa da pedra está também ligada à lenda de um monge que mendigou ingredientes para acrescentar a uma pedra com a qual dizia pretender fazer sopa.

Os ingredientes da ‘Sopa da Pedra de Almeirim’ são feijão catarino, batata, chispe e/ou faceira de porco, toucinho, chouriço, morcela e farinheira, cebola, alho, louro, azeite e/ou banha e coentros.

O rótulo de Especialidade Tradicional Garantida (ETG) salienta os aspetos mais ligados às tradições, à forma como o produto é fabricado ou à sua composição, sem estar ligado a uma área geográfica específica.

Um produto registado como ETG fica protegido pela UE contra a falsificação e uma utilização indevida.

Leia também...

Mais de metade das 2.022 crianças colocadas à guarda do Estado em 2020 com carácter de urgência

Mais de metade das 2.022 crianças e jovens que em 2020 entraram…

Município de Torres Novas promove “Semana de Campo de Arqueologia”

O Município de Torres Novas vai promover “Semana de Campo de Arqueologia”,…

Câmara do Entroncamento distinguida como “Autarquia + Familiarmente Responsável”

O Município do Entroncamento recebeu no dia 6 de dezembro, pelo quarto…

Despiste provoca dois feridos em Santarém

Dois idosos ficaram feridos esta manhã, após o despiste da viatura em…