Foi ontem assinado entre a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município de Ourém, o protocolo de colaboração para a criação da Startup Ourém, estrutura de apoio ao empreendedorismo que terá como objectivo atrair e instalar neste concelho, novos projectos empresariais. A Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, esteve presente na cerimónia e aplaudiu a iniciativa.
A assinatura do documento aconteceu durante as comemorações do feriado municipal de Ourém, ontem, dia 20 de Junho, pela mão da Presidente da Direcção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, e do Presidente do Município Oureense, Luís Albuquerque, que oficializaram assim a parceria para a criação da Startup Ourém.
Maria Salomé Rafael enfatizou na sua comunicação aos presentes, o dinamismo do Município de Ourém em apostar no empreendedorismo e referiu que a NERSANT tudo fará para que este espaço seja mais um sucesso, à semelhança daquilo que tem acontecido com a Startup Santarém. “Somos uma associação com largos anos de experiência ao nível do apoio ao empreendedorismo. Dispomos de uma equipa técnica altamente especializada no acompanhamento a projectos empresariais e temos números que nos indicam que a taxa de insucesso das novas empresas criadas com o apoio da NERSANT é significativamente inferior à média nacional. Apenas 8 por cento das empresas criadas com o nosso apoio não conclui dois anos de actividade, enquanto que a média nacional de mortalidade destas empresas, é de cerca de 48 por cento”, referiu a Presidente da Direcção da NERSANT, acrescentando que só com um acompanhamento técnico especializado é possível chegar a estes resultados. “A NERSANT não só apoia todo o processo de constituição da empresa, como acompanha o negócio nos primeiros anos de actividade”, referiu.
O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, afirmou que a Startup Ourém pretende “reforçar o seu papel no apoio aos agentes económicos do concelho, e aos que nele se pretendam instalar, facilitando-lhes toda a colaboração de forma a assegurar o desenvolvimento crescente e sustentado dos seus projectos numa fase inicial, contribuindo assim positivamente para o fortalecimento socioeconómico do concelho” e informou que é intenção dos promotores que a mesma arranque “ainda este ano”.
A assistir à assinatura do protocolo, esteve na primeira fila a Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, convidada pelo Município de Ourém para inaugurar o Espaço Empresa da cidade, uma das actividades previstas no programa das comemorações do Dia do Município. A representante do Governo discursou logo após a assinatura do protocolo entre a NERSANT e a Câmara Municipal de Ourém, tendo-se mostrado bastante agradada com a cooperação entre as duas entidades. “São projectos de cooperação desta natureza que fazem a diferença na hora de apoiar o desenvolvimento da economia, pelo que felicito a Associação Empresarial e o Município por este passo dado em prol do empreendedorismo. Tenho a certeza que este projecto resultará em prósperos negócios para o concelho de Ourém”, referiu, acrescentando ainda que a Secretaria de Estado e os organismos que coordena “estão desde já ao dispor da NERSANT e do Município de Ourém para apoiar esta iniciativa”.
Com a assinatura deste protocolo, a Startup Ourém terá como funções dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa, e do desenvolvimento de iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora, prestar aconselhamento e apoio técnico aos empreendedores e às empresas do concelho de Ourém nas mais diversas áreas, disponibilizar espaço para a instalação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, criar um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver acções para atracção de novos investidores, em particular investimento externo.
Cabe ao Município encaminhar para a NERSANT os novos projectos empresariais que pretendam fazer uma primeira instalação, bem como aqueles que pretendam expandir a sua actividade, para que esta associação possa, no quadro das suas funções e competências específicas, e através da sua equipa técnica especializada, apoiar o desenvolvimento da ideia de negócio e / ou do projecto empresarial, garantindo o seu crescimento sustentável nos primeiros anos de actividade
Para além disso, a NERSANT compromete-se ainda a realizar acções de informação e prestar apoio técnico diversificado às empresas instaladas, com vista à superação de necessidades sentidas, a disseminar junto das empresas existentes ou a criar ideias de negócio que visem promover o investimento no concelho, a estruturar possíveis candidaturas conjuntas no âmbito do Quadro Comunitário – Portugal 2020, a realizar acções de formação para colaboradores das empresas do concelho, de acordo com as necessidades destas e dentro das que se encontram disponíveis no seu Plano de Formação, a disponibilizar elementos da sua equipa técnica para atendimento personalizado a todos os empreendedores do concelho que assim o pretendam, a manter o Município informado sobre a evolução de todos os processos acompanhados, através do acesso a uma plataforma de gestão da informação e da realização de reuniões regulares entre as respectivas equipas técnicas e a coordenar o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, nomeadamente eventos e projectos.
De referir que a Startup Ourém vai ser instalada no ex-Edifício do CRIO – Centro de Recuperação Infantil Ouriense, sito no na Praceta Professor António de Oliveira, em Ourém, após a realização das obras necessárias à adaptação do espaço. Também o Núcleo NERSANT de Ourém, actualmente situado no Centro de Negócios daquela cidade, deverá deslocar-se para este espaço.