O CIES-Centro de Inovação Empresarial / Startup Santarém comemorou o 5.º aniversário no dia 19 de Março, acolhendo actualmente 51 empresas. Inaugurado em 19 Março de 2017, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santarém e a NERSANT.
O CIES/Startup Santarém foi instalado em 2017 num dos edifícios principais da antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém que beneficiou de obras de requalificação para acolher as empresas da Startup Santarém, com condições únicas para o acolhimento de empreendedores e instalação, incubação e aceleração de empresas.
Beneficiando das características distintivas do Ribatejo e do apoio técnico da maior associação empresarial regional do país, os empreendedores encontram aqui um conjunto de vantagens únicas ao seu dispor. Por isso, não admira que o espaço do CIES/Stratup Santarém tenha rapidamente esgotado a lotação, o que levou a NERSANT e a Câmara de Santarém a avançarem com o processo de ampliação do CIES numa nova ala, cujas obras terminaram no passado mês de fevereiro de 2021.
51 empresas incubadas na Startup Santarém
Actualmente, a Startup Santarém, dinamizada e gerida pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, conta com 51 empresas incubadas, encontrando-se 25 em incubação física e 26 incubação virtual.
Esta estrutura, para além de facultar recursos e serviços especializados às empresas incubadas, disponibiliza espaços devidamente equipados, suporte administrativo, avaliação do potencial de valorização e apoio à elaboração de projetos.
Na Startup Santarém encontramos empresas de sectores tão variados como a programação informática, consultoria, actividades de organizações económicas e patronais, desenvolvimento de software, produtos cosmética, software de jogos, pastelaria, estudos sobre gestão de resíduos urbanos, importação de frutas tropicais, agência de viagens, informação regional online, solicitadoria, agências de publicidade, consultoria de estratégia de marketing, MKT digital, mediação e gestão de obras, plataforma digital na área da educação, mediação imobiliária, actividades de engenharia, criação de soluções patrimoniais de preservação, divulgação, consultoria, seguros, turismo, proteção civil, e formação profissional.