Empresas, empreendedores e comunidade escolar e científica reuniram no dia 17 de Maio no Auditório da Escola Superior Agrária de Santarém, para integrar mais uma Mesa Redonda do projecto Bio-Ware. Em destaque esteve novamente a bioeconomia, desta vez como um factor importante para a internacionalização das empresas.

Bioeconomia, bioprodutos, bioideias, bio-serviços encontram-se no patamar de excelência para trocas comerciais internacionais apostando na competitividade, no desenvolvimento sustentável e na circularidade como divisa.

Foi tendo em conta esta premissa que a NERSANT e o Agrocluster levaram à Escola Superior Agrária do IPSantarém, um seminário sobre “Bioeconomia: Pontes para a internacionalização”. A sessão iniciou com a apresentação do Bio-Ware, projecto de promoção da Bioeconomia dinamizado pela NERSANT e o Agrocluster, seguindo-se a intervenção da SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação, que apresentou exemplos de sucesso internacionais, alguns deles da região, como a Sofalca e a Silvex.

Foi ainda dado a conhecer o SCAR – Standing Committee on Agricultural Research, pela voz de José Matos, representante de Portugal nesse Comité, seguido do tópico “Plano de acção para a revisão da Estratégia Europeia para a Bioeconomia” com a intervenção de Carla Brites no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P..

A sessão fechou com a intervenção Paulo Azevedo, Director Geral da Silvex – Indústria de Plásticos e Papéis, S.A., bem como de Carlos Rodrigues, da mesma empresa, que falaram detalhadamente da experiência da empresa na Bioeconomia.

Na sessão estiveram presentes diversas empresas, empreendedores e representantes da comunidade científica da região, tendo os presentes trocado alguns contactos para a estreitamento de relação entre as partes.

Na sessão marcaram ainda presença, em representação da NERSANT, António Campos, Presidente da Comissão Executiva, Carlos Lopes de Sousa, Presidente do Agrocluster Ribatejo, bem como Marília Oliveira Henriques, Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior Agrária de Santarém.

O Bio-Ware visa a promoção da inovação e do empreendedorismo de forma a melhorar a comercialização dos resultados científicos associados à Bioeconomia “Verde” (Agroflorestal) e à Bioeconomia “Branca” (aplicações industriais e ambientais). O projecto centra-se no estudo e disseminação de informação sobre a bioeconomia, compreende acções de sensibilização e informação que contribuam para a concretização de projectos inovadores de bioeconomia que possam ser desenvolvidos no seio das fileiras estratégicas da região.

Este projecto pretende sensibilizar e disseminar a importância da bioeconomia e da sua integração nos sectores relevantes para a região, promoção de lógicas de colaboração entre os actores nacionais direccionadas para a identificação e valorização de oportunidades de financiamento e promoção da geração de ideias em torno do desenvolvimento de projectos colaborativos entre empresas e entidades de ensino e de ciência e tecnologia. O BIO-WARE conta com o co-financiamento do COMPETE 2020.

Para mais informações sobre o Bio-Ware, os interessados podem consultar o portal do projeto em www.bioware.nersant.pt ou contactar o  Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação empresarial através dos contactos bioware@nersant.pt ou 249 839 500.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…