A performance de dança contemporânea do criador escalabitano, Nuno Labau, chega ao Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, esta sexta-feira, dia 22 de Novembro, às 14h30.

A separação do “eu” originada pela cópia incessante dos comportamentos de outros nas redes sociais é o conceito que dá o mote a Step 2 Duplicate.

A performance de dança contemporânea, co-prodizida pela instituição que agora a acolhe para uma apresentação ao público da região do Ribatejo, coloca em cima do palco música, vídeo e corpos em movimento, um movimento que após ser executado uma primeira vez, é apropriado por outros, até se descaracterizar. Também em palco está o público. A performance tem a duração de 50 minutos e a entrada é livre.

Com quatro bailarinos em palco – Gonçalo Lino Cabral, André Vasconcelos, Janice Palma e Jonathan Taylor – e um quinto intérprete, a criação de Nuno Labau, Step 2 Duplicate, coloca em cena a duplicação dos indivíduos, e das suas relações interpessoais, nas várias redes que a sociedade atual se habituou a usar. O ecrã, a imagem por ele mediada e os sons característicos das plataformas digitais fazem parte desta nova criação da Associação Cultural Vaca Magra. O envolvimento com a comunidade é uma das tónicas desta performance, que num olhar sobre a gestão das relações interpessoais na era do pós-digital, faz do público simultaneamente audiência e actor, aproximando-o da apresentação em palco.

Segundo o jovem criador Step 2 Duplicate “é uma representação das vivências actuais, uma abordagem às novas relações humanas permitidas pelas plataformas digitais, onde o que se inscreve, nem sempre corresponde ao real. Esta peça de dança, de carácter multidisciplinar constitui, também, um paralelismo com o conceito de pressão de pares, associada ao que escolhemos mostrar de nós mesmos e a forma como essas escolhas influenciam depois as escolhas dos outros.” E acrescenta “É, de forma mais prosaica, a mentalidade de rebanho…”.

A sonoplastia da performance está a cargo de João Casaca, músico, produtor e membro da banda escalabitana Vulture. Miguel Mateus é o responsável de vídeo. A Leston Design está a cargo da iluminação e das projecções de vídeo.

Após a apresentação em Santarém, no dia 22 de Novembro, em 2020 a performance de dança contemporânea vai estar a 15 de Fevereiro no Musibéria, em Serpa, e até Março do mesmo ano vai também marcar presença no Espaço 13, em Ponta Delgada.

A criação de Step 2 Duplicate contou com a co-produção do Programa Santarém Cultura/Teatro Sá da Bandeira e com o apoio em residências artísticas de organizações relevantes na área da dança contemporânea em Portugal, caso da Companhia Olga Roriz, em Lisboa, de O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, e do 23 Milhas, em Ílhavo. Step 2 Duplicate teve apoio ao financiamento da Fundação GDA.

Leia também...

Casa da Cidadania Salgueiro Maia abre a 1 de Julho em Castelo de Vide

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia vai abrir portas, este ano, em Castelo de Vide. Esta obra pretende homenagear o capitão de Abril, mas…

Santarém recebe Ciclo de Eventos “O Poder da Colaboração”

No âmbito do Ano Nacional da Colaboração, o Teatro Sá da Bandeira recebeu no dia 11 de Abril, o Ciclo de Eventos “O Poder…

III Encontro da Cultura Popular do Ribatejo

Auditório Municipal da Barquinha, dia 20 de Novembro de 2021.

Espectáculo “Bom Anfitrião” passa por quatro salas do distrito

O espectáculo “Bom Anfitrião”, de Filipa Francisco e com a co-criação de de quatro artistas de quatro zonas geográficas diferentes: Ana Vaz, de Montemor-o-Novo,…