O último domingo, 12 de Dezembro, assinalou mais um momento especial na vida desportiva do Vitória Clube de Santarém: pela primeira vez, no âmbito da última jornada da 1.ª Fase do Campeonato Nacional Sub-15 de Futsal 2021/22, o emblema vitoriano teve o privilégio de pisar o Pavilhão João Rocha, casa do Sporting Clube de Portugal, um dos melhores e mais representativos palcos nacionais para a prática da modalidade.

Com o aliciante acrescido de desfrutarem do piso específico da Federação Portuguesa de Futebol para as partidas da Liga Placard (principal escalão do futsal luso), os iniciados vitorianos encheram-se de brio e procuraram dificultar ao máximo a missão da excelente equipa leonina, não impedindo, porém, um desaire que se estabeleceria no 8-1 final.

Ainda assim, frente àqueles que terminaram a Série B no 1.º lugar com pleno de triunfos, os escalabitanos às ordens de Ivo Costa ainda ousaram balançar a rede, apontando um dos únicos três golos encaixados pelos leões num total de sete desafios disputados.

O autor do tento vitoriano, Diogo Canha, concretizou, assim, dessa forma, a proeza de marcar em todos os desafios desta 1.ª Fase da prova, terminando-a no 2.º lugar da lista de melhores goleadores, com 14 golos.

Com este desaire, o Vitória Clube de Santarém acaba por morrer na praia na luta pela Fase de Apuramento do Campeão Nacional, terminando com os mesmos pontos do último apurado da série, mas em desvantagem pelos critérios de desempate.

Agora, já a partir de Janeiro, segue-se a Fase de Manutenção, que os vitorianos encararão com ambição máxima, ávidos de manter o nome do concelho e do distrito de Santarém representado entre os maiores emblemas do futsal nacional.

Antes, na tarde de sábado, na Nave Municipal de Santarém, as vitorianas Sub-19 não foram capazes de suster o ímpeto de um conjunto com outras ambições na prova, acabando por soçobrar por 0-12 frente ao Benfica, em mais uma jornada no Campeonato Nacional.

Um resultado que, no entanto, não desvia as comandadas de Neuza Leandro do objectivo de terminar a sua série nas três primeiras posições, com a qualidade do plantel vitoriano a fazer acreditar numa forte reacção já no próximo sábado, pelas 17h00, no reduto da Escola da Ramada (AF Lisboa).

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…