A equipa masculina sub-17 do Vitória Clube de Santarém acorreu ao honroso convite da Federação Portuguesa de Futebol para defrontar, a 30 de Outubro, a Selecção Nacional Sub-21 de Futsal Feminino, colaborando no estágio de preparação realizado pela equipa das quinas em Rio Maior.
Perante as melhores atletas do país nesta faixa etária, os jovens azuis e brancos proporcionaram um treino de assinalável qualidade, exibindo-se em bom plano. Ao intervalo, os pupilos de Ricardo Catrola, bicampeões distritais da AF Santarém, lograram mesmo posicionar-se em vantagem no marcador (2-1), com tentos de Duarte Carvalho e Duarte Tacão.
No segundo tempo, prevaleceu o maior ímpeto do seleccionado luso sob as ordens de Ricardo Azevedo, que operou a reviravolta, acabando por triunfar por 5-3. Gui Carvalho ainda festejou o terceiro golo azul e branco.
O conjunto vitoriano segue agora com o foco no ataque ao tricampeonato e à luta pelo apuramento para os nacionais da categoria.
Goleada galvaniza seniores vitorianos
Foi uma reacção de categoria ao primeiro desaire da época, averbado na semana anterior: a equipa de seniores masculinos de futsal do Vitória Clube de Santarém deslocou-se, no passado sábado, ao recinto do ACR Linhaceira para aplicar uma expressiva goleada por 15-2, em encontro a contar para a 4.ª jornada do Campeonato Distrital da AF Santarém.
Com as dinâmicas coletivas em tarde inspiradíssima, sobressaiu ainda o talento individual dos craques às ordens do técnico Pedro Mesquita, destacando-se, neste ponto, a exibição do histórico Bernardo Garcia (aos 22 anos, cumpre a 15.ª temporada de azul e branco), que adicionou mais cinco golos à sua extensa folha pessoal, e o lançamento na equipa principal de mais um jovem oriundo da formação, o júnior Didi, no clube desde o escalão de benjamins.
Ao intervalo, o marcador assinalava já uns claros 9-1, com a equipa vitoriana a não tirar o pé do acelerador até final e, assim, a reconquistar um importante capital de confiança para os difíceis compromissos que se avizinham.
Fruto deste resultado, o Vitória ascende agora ao grupo de 2.º classificados da prova, a três pontos do líder, a invicta AD Vale Travesso. Segue-se um fim de semana de folga, antes do regresso à Nave Municipal, para o confronto com a UD Pinheiro e Cabiçalva, dia 16 de Novembro, às 19h00.
Congénere feminina brilha na estreia em casa
Continua com um registo cem por cento triunfal a equipa de seniores femininos de futsal do Vitória Clube de Santarém, que, no último domingo, se estreou em casa na temporada de 2024/25.
Numa bem composta Nave Municipal, as comandadas de Leonor Meneses bateram o NS Castelo Branco por contundentes 7-2, prosseguindo no topo da tabela do Campeonato Interdistrital que, mais uma vez, junta o distrito da Beira Interior ao de Santarém.
Com a responsabilidade acrescida de defender o título de campeã conquistado na época anterior, a equipa azul e branca dominou o encontro sem grandes sobressaltos, salientando-se o “hat-trick” da jovem Margarida Mendes e mais um “bis” da eterna capitã Conxi.
No próximo sábado, às 18h00, é hora de as escalabitanas representarem o concelho na prova-rainha do calendário nacional, a Taça de Portugal, no reduto do Real Alcochete (AF Setúbal).