A Câmara Municipal de Abrantes confirmou esta quarta-feira, 28 de Outubro, a existência de 35 casos de covid-19 entre utentes e funcionários na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, havendo mais testes a serem realizados e outros cujos resultados se aguardam.

“Até ao momento, 31 idosos testaram positivo e dois inconclusivos, que irão repetir o teste”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, tendo avançado que “também quatro funcionárias testaram positivo e duas tiveram teste inconclusivo”.

A Instituição, instalada na localidade do Pego, concelho de Abrantes, tem 65 utentes e 71 funcionários que estão a ser testados na sua totalidade.

Segundo o autarca, “os doentes infectados estão já isolados dos restantes utentes, já foram também devidamente identificadas todas as pessoas que estiveram em contacto com os infectados, encontrando-se todas elas em quarentena”.

Manuel Jorge Valamatos disse ainda que “todas as pessoas que testaram positivo estão assintomáticas, excepto duas, que estão hospitalizadas no Hospital de Abrantes, mas que têm outras doenças associadas”.

Após reunião de emergência, “a Comissão Restrita da Comissão Municipal de Proteção Civil está a acompanhar de perto a situação e a desenvolver todas as medidas necessárias de acordo com a Direção-Geral de Saúde, tendo sido decidido proceder à desinfecção do espaço durante o dia de hoje.

Após esse processo de higienização e desinfecção do espaço, a expectativa é que possam “ser criadas condições” para que no mesmo edifício as autoridades consigam “sectorizar os casos positivos dos negativos”.

Leia também...

Município de Abrantes encerra equipamentos desportivos e culturais

A Câmara de Abrantes decidiu suspender os eventos municipais, e por tempo…

GNR identifica suspeito de furto e recupera diverso material

Um homem de 26 anos foi identificado pela GNR de Benavente, no…

Barquinha conclui requalificação da ilha de Almourol

O município de Vila Nova da Barquinha anunciou hoje a conclusão das…

Enfermeiros do hospital de Santarém reclamam por progressão nas carreiras

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reivindicou hoje um desbloqueamento da avaliação…