As autoridades de saúde do Médio Tejo confirmaram hoje mais cinco casos de covid-19 entre utentes e funcionários na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, concelho de Abrantes, num surto que conta agora com 40 casos activos.

Em declarações à agência Lusa, a Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo disse que, dos 35 casos positivos confirmados na quarta-feira, (31 em utentes e quatro em funcionários), há a acrescentar “quatro testes que foram inconclusivos, dois em utentes e dois em profissionais, e que deram hoje os quatro positivos”.

A estes, junta-se “mais um resultado positivo num funcionário que apresentou sintomas e positivou”, acrescentou.

Assim, disse Maria dos Anjos Esperança, “dos 35 casos confirmados na quarta-feira, temos a acrescentar cinco casos positivos, dois em utentes e três em funcionários”.

No total, a ERPI, situada na freguesia do Pego (Abrantes), no distrito de Santarém, tem hoje 40 casos activos em 33 utentes e em sete funcionários, estando todos sem sintomas.

“Não se aguardam por resultados de mais testes, o lar foi desinfectado e separados os casos positivos dos negativos, e os utentes estão todos dentro do edifício, estando a ser acompanhados e não apresentando sintomatologia”, disse a responsável.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos (PS), disse à Lusa que dois dos três utentes que estavam hospitalizados já regressaram ao Lar, sendo que o utente que continua internado no Hospital de Abrantes tem “outras patologias associadas”.

Segundo o autarca, “os doentes infectados estão já isolados dos restantes utentes, já foram também devidamente identificadas todas as pessoas que estiveram em contacto com os infectados, encontrando-se todas elas em quarentena”.

A instituição tem 65 utentes e 71 funcionários.

Leia também...

Inscrições abertas para a Corrida de São Silvestre de Torres Novas

Estão abertas as inscrições para a Corrida de São Silvestre de Torres Novas que se realiza a 29 de Dezembro. Podem ser efectuadas através…

Trabalhadores da União das Misericórdias reúnem-se Fátima por melhores salários

Os trabalhadores da União das Misericórdias vão reunir-se em plenário no sábado para discutir aumentos salariais, revisão do acordo de empresa e pagamento do…

Crematório de Almeirim avança para concurso público

O concurso público para o futuro crematório de Almeirim foi aprovado ontem, em reunião de Câmara daquele município. Esta obra com um investimento de…

Ministro envia para Ministério Público inquérito da IGAI sobre incêndio de 2017 em Mação

O ministro da Administração Interna remeteu para o Ministério Público o inquérito da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre o incêndio florestal que deflagrou…