Um total de 61 pessoas, entre utentes e funcionários, de um Lar em Mação estão infectadas pelo vírus SARS-CoV-2 num surto que causou também um óbito.

“Neste momento estão 61 pessoas infectadas, 45 utentes e 16 funcionários, num surto detectado na ERPI [Estrutura Residencial Para Idosos] da Santa Casa da Misericórdia de Mação, que começou por afectar 14 funcionários e que, na véspera de Natal, evoluiu para um total de 61 doentes, dos quais dois utentes estão hospitalizados”, disse Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, tendo acrescentado haver ainda “a lamentar a morte de uma utente”.

O autarca disse que “hoje foram feitos novos testes de despistagem” e que “a expectativa que existe é que as coisas possam ficar controladas, no sentido de não haver mais situações a registar”.

PUBLICIDADE

“Mesmo assim, já é um surto com uma dimensão muito grande” numa instituição como a Santa Casa da Misericórdia, com um total de cerca de 160 utentes e 110 funcionários distribuídos por várias valências, acrescentou.

Além da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), a Santa Casa da Misericórdia de Mação disponibiliza aos utentes as respostas sociais de creche, centro de dia, apoio domiciliário, e actividades de tempos livres.

“O surto afecta o edifício sede da Santa Casa, onde está um dos dois edifícios da instituição e onde funciona o lar e vivendas anexas, a par da parte administrativa, cozinha, centro de dia e equipamentos diversos”, disse.

Segundo disse Vasco Estrela, os utentes positivos “mantêm-se no edifício sede, separados dos utentes não positivos”, e os funcionários infectados estão em casa em isolamento, aguardando-se um “reforço nos recursos humanos da instituição”, tendo sido solicitado apoio por das brigadas de intervenção rápida da Segurança Social.

Os primeiros casos positivos foram detectados em 14 funcionários do Lar de Mação no dia 22 de Dezembro e, com a consequente realização de testes a todos os utentes e funcionários da Santa Casa da Misericórdia, os resultados conhecidos na noite de 24 de Dezembro revelaram um total de 60 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, a que hoje acresce mais uma pessoa doente, segundo deu conta o autarca.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…

Exame inovador detecta mais facilmente doença coronária no Hospital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) realiza, desde o passado mês de…