O Município de Santarém vai participar no 1º Concurso Nacional da Canção Rural, que tem lugar na próxima sexta-feira, dia 17 de Junho, às 21h30, no Centro Logístico de Pinhel. Susana Alves vai representar a Câmara de Santarém, com a Canção “Fiz-te um Poema”, com letra da intérprete e de João Madeira e música de João Madeira.

A primeira edição deste Festival, em Pinhel – ‘Cidade do Vinho 2020/22’, conta com a participação de sete canções originais cujos autores e intérpretes se apresentam todos, em representação dos respectivos municípios, que integram a Associação de Municípios Portugueses do Vinho AMPV – promotora deste Festival.

Esta iniciativa, que tem como objectivo estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal, em que os textos (poemas) contribuam para a valorização e visibilidade do mundo rural, conta com direcção musical do Maestro e músico, Carlos Alberto Moniz. O júri conta também com a participação de Amadeu Diniz Fonseca, poeta e letrista, da Direcção Regional de Cultura do Centro, da Academia de Música de Pinhel e da Rainha das Vindimas 2021.

Para Susana Alves, natural de Santarém, a sua “relação com a música e com o teatro é primordial, como começar a andar ou a falar. A família toda sempre esteve ligada a este meio, entre outros projectos, mas mais em concreto ao Veto Teatro-Oficina e à Orquestra Típica Scalabitana. (…) A partir daqui começam a surgir as colaborações com o Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra, do Centro Cultural Regional de Santarém bem como participações frequentes em eventos culturais. Surge o projecto de covers Sem Filtro com o músico Pedro Salvador e Ricardo Silva e mais tarde Susana e os Clandestinos, mantendo o Pedro Salvador e agora com o músico Rui Galveias. Em 2008, pela mão de José Campos e Sousa, Arnaldo Vasques e José Morte chegámos ao primeiro lugar do Festival Cantar a Terra, nas Festas de São José e, em 2015 o segundo lugar no primeiro Festival da Canção da Figueira da Foz sob orientação do maestro, António Matias.

Embora mais afastada destes meios, por ter estado 8 anos a morar fora da Cidade, continuo a colaborar com o Veto Teatro Oficina, mais concretamente com o espectáculo “Cem anos de Poemas e Canções” cuja direcção musical é de João Madeira. É neste contexto que a minha amizade com o João se estreitou, tendo já colaborado com ele e com as suas bandas, Get Back e Carpintaria Royal, em diversos espectáculos”.

Os intérpretes, a solo ou em grupo, apresentam-se em nome próprio, mas em representação do município que representam. Para além de Santarém, esta edição conta com a participação dos municípios de Alenquer, Beja, Cantanhede, Chamusca, Nelas e Viana do Castelo.

O Festival vai ser transmitido em directo no Facebook do Município de Santarém: https://www.facebook.com/municipiodesantarem, na página de Facebook do ‘Municípios do Vinho’: https://www.facebook.com/ampvinho e nas páginas dos restantes municípios concorrentes.

Os temas, originais e em Português, não podem ultrapassar os três minutos de duração e são subordinados ao tema ‘Mundo Rural’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…