Susana Feitor, a atleta portuguesa mais medalhada na marcha, é o principal ‘trunfo’ da candidatura de António de Carvalho Nobre à Federação Portuguesa de Atletismo, que aposta nela para responsável pela alta competição.

O currículo da antiga marchadora natural de Rio Maior é vasto e variado, não só na vertente de atleta como também de dirigente e mesmo treinadora, nunca deixando de estar ligada à modalidade e ao movimento olímpico, desde que se iniciou, ainda juvenil. Se a lista de António de Carvalho Nobre vencer as eleições, em 31 de Outubro, Susana Feitor fica como vice-presidente com a sempre difícil área do alto rendimento e selecções nacionais.

Agora com 45 anos, Susana Feitor passou grande parte da sua vida ligada à marcha e ao desporto em geral. Com 14 anos, era recordista nacional absoluta e, com 15, surpreendeu ao ser campeã mundial de juniores. Como atleta, teve uma carreira brilhante, com várias medalhas – destaque para o bronze no Mundial de 2005 – e recordes e participou em cinco Jogos Olímpicos consecutivos, o que é a segunda melhor sequência de um desportista luso.

Ao dirigismo chegou através da Comissão de Atletas Olímpicos, passando depois para membro do executivo do COP e do Conselho Nacional do Desporto. Chefiou ainda as duas últimas missões lusas às Universíadas. Ainda na fase final da carreira como marchadora, integrou a direcção da FPA como vogal, mas viria a demitir-se por divergências com o colectivo em estava integrada. No seu rico e variado currículo não falta sequer a experiência de treinadora, tendo estado nos últimos europeus e mundiais ao serviço da Federação Norueguesa de Atletismo.

A nível académico, Susana Feitor é licenciada em Gestão das Organizações Desportivas e formadora líder para a língua portuguesa no programa “Athlete365Career+” do Comité Olímpico Internacional (COI).

Leia também...

Atletas ribatejanos em grande no triatlo nos Jogos Olímpicos

Os dois atletas torrejanos em prova no triatlo, nos Jogos Olímpicos de Paris, tiveram excelentes participações com Maria Tomé a alcançar o 11.º lugar…

Novo penálti falhado dita nova perda de pontos da União de Santarém

União Desportiva de Santarém e Caldas empataram esta tarde a um golo, no Campo Chã das Padeiras em Santarém, com a turma da casa…

Vitória Clube de Santarém aposta forte no Teqball

O emblema vitoriano oficializou já a sua forte aposta no teqball, uma das modalidades em maior expansão em todo o mundo, após concretizar a…

Jogador do Alverca caiu inanimado no jogo contra o U. Almeirim

O jogador do Alverca Alex Apolinário caiu hoje inanimado durante o jogo entre a sua equipa e o União de Almeirim, da 10.ª jornada…