A 39.ª edição da Feira das Tasquinhas de Rio Maior está em pleno decurso no Pavilhão Multiusos da cidade, desde a sua inauguração ao final da tarde de 28 de Março, numa cerimónia que contou com a intervenção do presidente do Município, Filipe Santana Dias, e a presença de várias personalidades da região, entre as quais as deputadas Isaura Morais, ex-presidente da Câmara de Rio Maior, e Inês Barroso, também eleita à Assembleia da República pelo PSD. O certame prolonga-se até 6 de Abril, prometendo mais de uma semana de convívio, gastronomia e animação.

Durante o discurso de abertura, Filipe Santana Dias destacou o envolvimento da comunidade riomaiorense na organização do evento, salientando que “este é o maior evento anual do nosso concelho” não apenas pelo número elevado de visitantes, mas “principalmente porque é o evento que envolve o maior número de rio-maiorenses”. O presidente frisou ainda que “este certame, que junta o concelho, a região e o país à volta da boa mesa, mantém, até aos dias de hoje, a mesma filosofia desde o dia da sua criação”.

A Feira das Tasquinhas de Rio Maior foi idealizada com o apoio do então presidente da Câmara, Silvinho Sequeira, e distingue-se por ser dinamizada principalmente por voluntários de várias freguesias, associações e clubes do concelho. “Demos início à 39.ª edição das Tasquinhas de Rio Maior e, portanto, neste pavilhão multiusos juntamos o saber, o sabor e o amor das nossas avós em cada refeição”, reforçou Filipe Santana Dias.

O certame conta com a participação de 20 tasquinhas típicas decoradas de forma alusiva à história de cada freguesia, representando colectividades e associações do concelho. Ao todo, são perto de um milhar de voluntários que, durante os dez dias do evento, assumem os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha, empregados de mesa e balcão, apresentando os pratos mais apreciados da gastronomia local, como o ensopado de borrego, favas com entrecosto, chanfana, feijoada de caracoletas, enguias fritas e bacalhau assado, servido em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.

A par da gastronomia, o evento oferece ainda um espaço dedicado à doçaria e licores tradicionais, expostos numa tenda exterior renovada e aumentada, que inclui também uma mostra de artesanato e actividades económicas, com cerca de 120 expositores. Neste espaço, é possível assistir a espectáculos de música ao vivo, uma novidade introduzida na presente edição.

A animação do evento é complementada pela actuação das tradicionais “bandinhas” que percorrem o recinto e pela presença de Tunas Académicas, num ambiente festivo que atrai públicos de todas as idades.

O Tasquinhas Fun Park, instalado na Nave do Piso 1 do Pavilhão Multiusos, volta a ser um espaço de atracção para os mais novos, com várias actividades e equipamentos lúdicos.

A Feira das Tasquinhas, declarada Evento de Interesse para o Turismo Nacional pelo Turismo de Portugal em 2006, é um ponto de encontro anual que convida a um reencontro com tradições e sabores genuínos. Durante os próximos dias, o evento continuará a receber visitantes das 19h00 às 00h00 durante a semana, das 19h00 à 01h00 às sextas-feiras, e das 12h00 à 01h00 aos sábados, encerrando aos domingos às 00h00.

A edição deste ano estende-se até ao próximo domingo, 6 de Abril, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

Leia também...

Universidade Católica e
Hospital de Vila Franca
de Xira assinam protocolo
de colaboração

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, assinaram um protocolo que irá permitir…

Dois funcionários da Câmara de Torres Novas suspeitos de corrupção suspensos de funções

Os dois funcionários da Câmara de Torres Novas (Santarém) suspeitos de corrupção e recebimento indevido de vantagem foram suspensos de funções nos serviços de…

Verdes acusam Governo de “desrespeito” na resposta sobre corte da EN114

Os Verdes consideram a resposta do Governo à pergunta do partido sobre a reabertura da estrada nacional 114 um “desrespeito” pelas pessoas que diariamente…

Homem acusado de oito crimes de incêndio florestal em Santarém sujeito a apresentações semanais

Um homem de 48 anos detido pela Polícia Judiciária (PJ) em Santarém pela prática de oito crimes de incêndio florestal confessou a sua autoria,…