A 39.ª edição da Feira das Tasquinhas de Rio Maior está em pleno decurso no Pavilhão Multiusos da cidade, desde a sua inauguração ao final da tarde de 28 de Março, numa cerimónia que contou com a intervenção do presidente do Município, Filipe Santana Dias, e a presença de várias personalidades da região, entre as quais as deputadas Isaura Morais, ex-presidente da Câmara de Rio Maior, e Inês Barroso, também eleita à Assembleia da República pelo PSD. O certame prolonga-se até 6 de Abril, prometendo mais de uma semana de convívio, gastronomia e animação.

Durante o discurso de abertura, Filipe Santana Dias destacou o envolvimento da comunidade riomaiorense na organização do evento, salientando que “este é o maior evento anual do nosso concelho” não apenas pelo número elevado de visitantes, mas “principalmente porque é o evento que envolve o maior número de rio-maiorenses”. O presidente frisou ainda que “este certame, que junta o concelho, a região e o país à volta da boa mesa, mantém, até aos dias de hoje, a mesma filosofia desde o dia da sua criação”.

A Feira das Tasquinhas de Rio Maior foi idealizada com o apoio do então presidente da Câmara, Silvinho Sequeira, e distingue-se por ser dinamizada principalmente por voluntários de várias freguesias, associações e clubes do concelho. “Demos início à 39.ª edição das Tasquinhas de Rio Maior e, portanto, neste pavilhão multiusos juntamos o saber, o sabor e o amor das nossas avós em cada refeição”, reforçou Filipe Santana Dias.

O certame conta com a participação de 20 tasquinhas típicas decoradas de forma alusiva à história de cada freguesia, representando colectividades e associações do concelho. Ao todo, são perto de um milhar de voluntários que, durante os dez dias do evento, assumem os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha, empregados de mesa e balcão, apresentando os pratos mais apreciados da gastronomia local, como o ensopado de borrego, favas com entrecosto, chanfana, feijoada de caracoletas, enguias fritas e bacalhau assado, servido em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.

A par da gastronomia, o evento oferece ainda um espaço dedicado à doçaria e licores tradicionais, expostos numa tenda exterior renovada e aumentada, que inclui também uma mostra de artesanato e actividades económicas, com cerca de 120 expositores. Neste espaço, é possível assistir a espectáculos de música ao vivo, uma novidade introduzida na presente edição.

A animação do evento é complementada pela actuação das tradicionais “bandinhas” que percorrem o recinto e pela presença de Tunas Académicas, num ambiente festivo que atrai públicos de todas as idades.

O Tasquinhas Fun Park, instalado na Nave do Piso 1 do Pavilhão Multiusos, volta a ser um espaço de atracção para os mais novos, com várias actividades e equipamentos lúdicos.

A Feira das Tasquinhas, declarada Evento de Interesse para o Turismo Nacional pelo Turismo de Portugal em 2006, é um ponto de encontro anual que convida a um reencontro com tradições e sabores genuínos. Durante os próximos dias, o evento continuará a receber visitantes das 19h00 às 00h00 durante a semana, das 19h00 à 01h00 às sextas-feiras, e das 12h00 à 01h00 aos sábados, encerrando aos domingos às 00h00.

A edição deste ano estende-se até ao próximo domingo, 6 de Abril, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

Leia também...

Bênção de imagem para a Ucrânia marca encerramento da peregrinação a Fátima

A bênção de uma imagem réplica da Virgem Peregrina de Fátima com destino à catedral de Lviv, na Ucrânia, será um dos últimos momentos…

Orçamento de Alcanena para 2026 desce para 57,1 ME

O município de Alcanena aprovou um orçamento de 57,1 milhões de euros (ME) para 2026, menos nove milhões face a 2025 (66 ME), com…

Covid-19: Portugal regista mais 731 casos e 11 mortes nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais 731 casos confirmados de infecção com o coronavírus SARS-CoV-2 e 11 mortes associadas à covid-19, assim como um aumento no…

Militares portugueses partem para a Roménia em Abril em “missão de dissuasão”

António Costa esteve hoje no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância.