O Natal chegou mais cedo a algumas freguesias do Concelho de Santarém, onde o município está a oferecer um espectáculo musical em igrejas locais. A iniciativa prolonga-se até dia 22 de Dezembro.
Com 15 datas anunciadas, o teatro musical de Natal, ‘A Estrela Guia’, que recria o cenário associado ao nascimento de Jesus Cristo, regressa dois anos depois de ter animado templos religiosos da região, durante a época natalícia de 2022, onde surpreendeu o público e deixou boas recordações em todos os que tiveram oportunidade de assistir a esta peça de teatro comunitário.
A estreia da peça aconteceu na noite da passada sexta-feira, 6 de Dezembro, em Achete, onde ‘A Estrela Guia’ se apresentou na Igreja Paroquial da terra. No dia seguinte, sábado, 7 de Dezembro, foi a vez da Igreja Paroquial da Gançaria receber a peça durante a tarde, sendo a noite reservada para uma outra apresentação, neste caso na Igreja Paroquial da Moçarria.
O fim-de-semana encerrou com uma última representação no domingo, 8 de Dezembro, na Igreja Paroquial da Romeira.
Este fim-de-semana, a Igreja Paroquial das Abitureiras recebe ‘A Estrela Guia’ esta sexta-feira, 13 de Dezembro, às 21h30. Para sábado, 14 de Dezembro, estão agendados dois horários, um primeiro à tarde, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Casével, pelas 16h00, havendo uma segunda apresentação, às 21h30, em Alcanhões, na Igreja Paroquial de Santa Marta.
Segue-se um domingo intenso, a 15 de Dezembro, com três horários ao longo do mesmo no mesmo dia. Na Igreja Paroquial do Vale de Santarém, a peça começa pelas 15h00, enquanto a cidade de Santarém terá a oportunidade de ver ‘A Estrela Guia, na Igreja Paroquial de São Nicolau, a partir das 17h00. A última sessão deste dia tem lugar na Igreja Paroquial da Azóia de Cima, às 21h00.
Finalmente, no fim-de-semana que antecede o dia de Natal, na sexta-feira, dia 20 de Dezembro, será a vez de ‘A Estrela Guia’ viajar até ao histórico Mosteiro de Santa Maria de Almoster, onde se apresenta a partir das 21h30. Para sábado, 21 de Dezembro, durante a tarde, às 16h00, a peça passa pela Igreja Matriz de Alcanede, e encerra o dia com uma representação na Igreja Matriz de Pernes, pelas 21h00. A despedida acontece no domingo, 22 de Dezembro, com uma passagem pela Igreja Paroquial do Arneiro das Milhariças, às 17h30, enquanto a derradeira data leva ‘A Estrela Guia’ até à Igreja Paroquial de Abrã, onde o público pode assistir a uma última representação a partir das 21h00.
‘A Estrela Guia’ é um auto natalício, concebido como teatro musical por Amauri Alves, autor do guião, e Flávio Medeiros, responsável pela escrita e produção de músicas originais que acompanham a narração da história da criação do presépio por São Francisco de Assis. A anunciação, o sonho de José, o recenseamento, a viagem a Belém, a adoração dos pastores, a jornada dos Reis Magos e o nascimento de Jesus são representados em cena, acompanhados por uma banda sonora composta especialmente para o espectáculo que se desenrola ao longo de 45 minutos.
A assistência de direcção, de produção e de preparação do elenco pertence a Henrique Dias Alves e Carolina Dias Alves assegura os figurinos envolvidos nesta peça de teatro comunitário que envolve cerca de 40 participantes.