O Teatro Sá da Bandeira recebe, a partir de terça-feira, a exposição “Eu Sou Liberdade, Bernardo Santareno 1920-1980”, que ficará patente durante o mês de Março, segundo uma nota do município escalabitano.

A inauguração da exposição, marcada para as 18:00, inclui uma apresentação da vida e obra do dramaturgo escalabitano por Vicente Batalha, uma leitura encenada de uma cena de “O Duelo”, por Manuela Teopisto e Bruno Oliveira, e a apresentação do poema de Ary dos Santos “Português, Escritor 45 anos de idade”, com uma música original de João Madeira e voz de Bruno Oliveira.

Considerado o maior dramaturgo português do século XX, Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário, médico psiquiatra, natural de Santarém, começou pela poesia e, influenciado pelas experiências como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia (que inspirou o seu único livro de narrativas, “Nos mares do fim do mundo”), dedicou-se ao teatro, destacando-se obras como “A promessa”, “O lugre”, “O crime da aldeia belha” ou “O judeu”, várias delas adaptadas ao cinema.

Leia também...

Nasceu a Associação de Vizinhos de Marvila

Foi fundada este sábado, dia 7, a Associação de Vizinhos de Marvila,…

Santarém recebe competição internacional de Danças de Salão

O CNEMA – Centro Nacional de Exposições, recebe, este fim-de semana, dias…

Tribunal de Santarém ouve moradores e compartes da Serra dos Candeeiros sobre baldios

Moradores e dirigentes da Assembleia de Compartes dos Baldios da Serra dos…

Oito feridos, em acidente com pesado e ambulância na A1

Uma colisão rodoviária entre um veículo pesado de mercadorias e uma ambulância…