Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter e com epicentro a oito quilómetros a Este de Loures foi sentido pelas 09h51 na região de Lisboa, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo os dados do IPMA, a actividade sísmica estendeu-se a alguns concelhos do distrito de Santarém, nomeadamente a Benavente, Cartaxo e Salvaterra de Magos, sendo que em menor escala que na região lisboeta.

O abalo foi sentido com maior intensidade em vários concelhos da Grande Lisboa, como Lisboa, Loures, Odivelas, Cascais, Amadora e Sintra.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o chefe de divisão de geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Fernando Carrilho, disse que o sismo, de magnitude 3,4 na escala de Richter e que teve uma intensidade estimada de IV (na escala Mercalli modificada), ocorreu numa zona que “tem historial de geração de sismos de magnitudes razoavelmente superiores” à verifica no abalo de hoje.

“Estamos a falar de um [sismo] 3,4. À partida é um sismo pequeno, mas como ocorre muito próximo de zonas densamente habitadas acaba por ser percepcionado pelas pessoas”, explicou.

Questionado pela Lusa, Fernando Carrilho disse que as autoridades não consideram que haja qualquer alteração na actividade sísmica desta área e que o sismo de hoje é considerado “normal para esta zona”.

“Houve outros sismos recentes que também tiveram este efeito, nomeadamente um a sudoeste de Oeiras, não há muito tempo”, disse o responsável, acrescentando: “Acabam por ser bastante sentidos por serem sismos que ocorrem muito próximo das zonas habitadas”.

O sismo de hoje ocorreu na mesma zona do maior sismo que atingiu Lisboa, em 1531, e do chamado sismo de Benavente (1909).

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa indicou, pouco depois das 10h00, não ter registo de ocorrências associadas a este sismo.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…