O Teatro Sá da Bandeira vai receber no próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 10h00, o lançamento do projecto videográfico “De Pedro, as Memórias”, uma iniciativa que aborda a vida e obra de Pedro Canavarro.

Um projecto produzido e realizado pelo Centro Tecnológico (Ctec) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em colaboração com a Casa-Museu Passos Canavarro e a Câmara Municipal de Santarém.

O evento, que tem uma duração aproximada de 1h15 minutos, nasceu de um desafio da Câmara Municipal de Santarém em 2022, tendo o Ctec realizado uma série de 9 filmes, que constituem, individualmente ou em conjunto, uma possibilidade de conhecer Pedro Canavarro, figura cultural e política incontornável da cidade de Santarém, e de compreender melhor as épocas da Casa-Museu Passos Canavarro, da cidade, do país e do mundo, retratadas nos filmes.

São memórias contadas na primeira pessoa, pelo próprio Pedro Canavarro, explorando o seu valor simbólico num emaranhado de mundos descobertos atrás de um grande portão que se abre a cada episódio.

O processo de registo das memórias teve sempre o testemunho direto de Pedro Canavarro, sem recurso a qualquer interface de apoio. Além do testemunho, houve ainda, por parte de Pedro Canavarro, uma colaboração muito direta em todo o processo de recolha e disponibilização de informação, que de alguma forma ilustra a sua vida e coloca o espetador no espaço da ação.

No evento, o público vai poder descobrir pormenores de alguns episódios de forma dinâmica e vai ser convidado a interagir com Pedro Canavarro para tecer comentários, fazer perguntas, sugestões relacionadas com os filmes e a Casa-Museu.

No seguimento deste evento de apresentação global deste projecto videográfico, vai ser apresentado, na íntegra, cada um dos 9 episódios, no Teatro Taborda. Cada projecção tem data e horário marcado e vai contar também com a presença de Pedro Canavarro e a possibilidade de interação por parte do público.

Os interessados podem assistir às projecções dos episódios “A infância: os primeiros 10 anos”, “A importância dos professores na construção da personalidade” e “A faculdade e o percurso para a diplomacia” a 13 de Março. Segue-se no dia 14 de Março o episódio “A faculdade e o percurso para a diplomacia” e também “O caminho para a liberdade”. No dia 20 de Março projeta-se “Os meus fabulosos anos 80” e de seguida, no dia 21 de Março, os interessados podem assistir ao “E porque não a política?” . Os últimos episódios, “Disponível para uma nova etapa…”  e “Canavarro Sensei – nem nascido nem morrido”, vão ser apresentados no dia 3 de Abril. Todas as sessões estão agendadas para as 18h00.

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço.

Leia também...

Relação reduz para 57.000 euros coima aplicada aos CTT por incumprimento de serviços

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) reduziu para 57.000 euros a coima aplicada aos CTT no processo em que a empresa foi condenada…

Plenário Distrital do Bloco de Esquerda com Catarina Martins

Catarina Marins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, vai estar presente no Plenário Distrital de Aderentes do partido que se realiza esta sexta-feira, 22…

Coruche: Dois jovens detidos por ofensas à integridade física qualificada

A GNR deteve dois jovens de 18 e 20 anos por ofensas à integridade física qualificada, no passado dia 31 de Outubro, no concelho…

Digitalização de mais seis décadas de edições impressas do ‘Correio do Ribatejo’ apoiada pela autarquia de Santarém

O Executivo da Câmara Municipal de Santarém aprovou hoje, por unanimidade, a proposta que permitirá digitalizar mais seis décadas de edições em papel do…