O Teatro Sá da Bandeira vai receber no próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 10h00, o lançamento do projecto videográfico “De Pedro, as Memórias”, uma iniciativa que aborda a vida e obra de Pedro Canavarro.

Um projecto produzido e realizado pelo Centro Tecnológico (Ctec) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em colaboração com a Casa-Museu Passos Canavarro e a Câmara Municipal de Santarém.

O evento, que tem uma duração aproximada de 1h15 minutos, nasceu de um desafio da Câmara Municipal de Santarém em 2022, tendo o Ctec realizado uma série de 9 filmes, que constituem, individualmente ou em conjunto, uma possibilidade de conhecer Pedro Canavarro, figura cultural e política incontornável da cidade de Santarém, e de compreender melhor as épocas da Casa-Museu Passos Canavarro, da cidade, do país e do mundo, retratadas nos filmes.

São memórias contadas na primeira pessoa, pelo próprio Pedro Canavarro, explorando o seu valor simbólico num emaranhado de mundos descobertos atrás de um grande portão que se abre a cada episódio.

O processo de registo das memórias teve sempre o testemunho direto de Pedro Canavarro, sem recurso a qualquer interface de apoio. Além do testemunho, houve ainda, por parte de Pedro Canavarro, uma colaboração muito direta em todo o processo de recolha e disponibilização de informação, que de alguma forma ilustra a sua vida e coloca o espetador no espaço da ação.

No evento, o público vai poder descobrir pormenores de alguns episódios de forma dinâmica e vai ser convidado a interagir com Pedro Canavarro para tecer comentários, fazer perguntas, sugestões relacionadas com os filmes e a Casa-Museu.

No seguimento deste evento de apresentação global deste projecto videográfico, vai ser apresentado, na íntegra, cada um dos 9 episódios, no Teatro Taborda. Cada projecção tem data e horário marcado e vai contar também com a presença de Pedro Canavarro e a possibilidade de interação por parte do público.

Os interessados podem assistir às projecções dos episódios “A infância: os primeiros 10 anos”, “A importância dos professores na construção da personalidade” e “A faculdade e o percurso para a diplomacia” a 13 de Março. Segue-se no dia 14 de Março o episódio “A faculdade e o percurso para a diplomacia” e também “O caminho para a liberdade”. No dia 20 de Março projeta-se “Os meus fabulosos anos 80” e de seguida, no dia 21 de Março, os interessados podem assistir ao “E porque não a política?” . Os últimos episódios, “Disponível para uma nova etapa…”  e “Canavarro Sensei – nem nascido nem morrido”, vão ser apresentados no dia 3 de Abril. Todas as sessões estão agendadas para as 18h00.

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço.

Leia também...

Autarquias de Azambuja e do Cartaxo celebram ‘Dia Municipal para a Igualdade’

Os município de Azambuja e do Cartaxo vão comemorar o ‘Dia Municipal para a Igualdade’, com a realização de mais um seminário “À conversa…

Centro Cultural Gil Vicente recebe Festival de Música Tradicional Portuguesa

O Centro Cultural Gil Vicente recebe, entre 9 e 11 de Novembro, o Tradissons – Festival de Música Tradicional Portuguesa, que traz ao Sardoal…

GNR desmantela maior rede de tráfico do Oeste e apreende mais de 100 mil euros em droga

A GNR apreendeu droga num valor superior a 100 mil euros e vários carros de luxo, numa operação em que deteve sete pessoas e…

𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗹𝗰𝗮𝗻𝗲𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮 𝟴𝟲𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀

As comemorações do 860º aniversário da elevação de Alcanede a vila tiveram início este sábado, dia 25 de Fevereiro, com o içar da bandeira…