O Teatro Sá da Bandeira vai receber no próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 10h00, o lançamento do projecto videográfico “De Pedro, as Memórias”, uma iniciativa que aborda a vida e obra de Pedro Canavarro.

Um projecto produzido e realizado pelo Centro Tecnológico (Ctec) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em colaboração com a Casa-Museu Passos Canavarro e a Câmara Municipal de Santarém.

O evento, que tem uma duração aproximada de 1h15 minutos, nasceu de um desafio da Câmara Municipal de Santarém em 2022, tendo o Ctec realizado uma série de 9 filmes, que constituem, individualmente ou em conjunto, uma possibilidade de conhecer Pedro Canavarro, figura cultural e política incontornável da cidade de Santarém, e de compreender melhor as épocas da Casa-Museu Passos Canavarro, da cidade, do país e do mundo, retratadas nos filmes.

São memórias contadas na primeira pessoa, pelo próprio Pedro Canavarro, explorando o seu valor simbólico num emaranhado de mundos descobertos atrás de um grande portão que se abre a cada episódio.

O processo de registo das memórias teve sempre o testemunho direto de Pedro Canavarro, sem recurso a qualquer interface de apoio. Além do testemunho, houve ainda, por parte de Pedro Canavarro, uma colaboração muito direta em todo o processo de recolha e disponibilização de informação, que de alguma forma ilustra a sua vida e coloca o espetador no espaço da ação.

No evento, o público vai poder descobrir pormenores de alguns episódios de forma dinâmica e vai ser convidado a interagir com Pedro Canavarro para tecer comentários, fazer perguntas, sugestões relacionadas com os filmes e a Casa-Museu.

No seguimento deste evento de apresentação global deste projecto videográfico, vai ser apresentado, na íntegra, cada um dos 9 episódios, no Teatro Taborda. Cada projecção tem data e horário marcado e vai contar também com a presença de Pedro Canavarro e a possibilidade de interação por parte do público.

Os interessados podem assistir às projecções dos episódios “A infância: os primeiros 10 anos”, “A importância dos professores na construção da personalidade” e “A faculdade e o percurso para a diplomacia” a 13 de Março. Segue-se no dia 14 de Março o episódio “A faculdade e o percurso para a diplomacia” e também “O caminho para a liberdade”. No dia 20 de Março projeta-se “Os meus fabulosos anos 80” e de seguida, no dia 21 de Março, os interessados podem assistir ao “E porque não a política?” . Os últimos episódios, “Disponível para uma nova etapa…”  e “Canavarro Sensei – nem nascido nem morrido”, vão ser apresentados no dia 3 de Abril. Todas as sessões estão agendadas para as 18h00.

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço.

Leia também...

Grupo criminoso que actuava em Salvaterra de Magos detido pela PJ

A Polícia Judiciária deteve um grupo de seis homens e duas mulheres suspeitos de dezenas de crimes de furto qualificado, detenção de arma proibida…

Sardoal em festa assina protocolo de 2,7 ME para habitações a custos acessíveis

O município de Sardoal assinou hoje um protocolo com o Governo para construir 16 habitações a custos acessíveis, orçadas em 2,7 milhões de euros,…

Câmara de Abrantes condenada a pagar subsídio de turno a bombeiros municipais

A Câmara de Abrantes foi condenada pelo Tribunal de Leiria ao pagamento de subsídio de turno aos operacionais do corpo de Bombeiros Municipais, entretanto…

Associação “Póvoa da Isenta Viva” com apoio camarário para remoção de cobertura de fibrocimento do recinto de festas

A Câmara de Santarém vai atribuir um apoio financeiro de cinco (5) mil euros à Associação Póvoa da Isenta Viva, de forma a contribuir…